help:mentorweb:como_instalar_o_mongodb

MongoDB

É um banco de dados opensource, de alta performance e flexível, sendo considerado o principal banco de dados NoSQL. Os banco de dados NoSQL apresentam algumas vantagens sobre os outros tipos, principalmente quando precisamos de escalabilidade, flexibilidade, bom desempenho e facilidade para consultas.

O MongoDB é orientado a documentos, ou seja, os dados são armazenados como documentos, ao contrário de bancos de dados de modelo relacional, onde trabalhamos com registros em linhas e colunas. Os documentos podem ser descritos como dados no formato de chave-valor, no caso, utilizando o formato JSON (JavaScript Object Notation).

Organizações de todos os tamanhos estão usando o MongoDB pois ele permite que as empresas sejam mais ágeis e escaláveis, permitindo que os esquemas mudem rapidamente à medida que os aplicativos evoluem, sempre fornecendo as funcionalidades que os desenvolvedores esperam dos bancos de dados tradicionais.

Foi desenvolvido para oferecer escalabilidade, desempenho e alta disponibilidade, desde a implantação de um único servidor até grandes arquiteturas complexas de vários centros de dados. A replicação nativa do MongoDB e a tolerância automática a falhas oferecem confiabilidade e flexibilidade operacional em toda a empresa.

O MongoDB possui algumas características que o tornam uma das melhores opções para incorporar como banco de dados no desenvolvimento de aplicações.

  • Sintaxe para consultas: permite que você faça consultas das mais simples às mais complexas, podendo obter todos os tipos de informações;
  • Indexação: é um conceito similar ao dos banco de dados relacionais, podendo criar índices, tendo um grande impacto no desempenho de suas consultas à medida que o banco de dados aumenta de tamanho;
  • Escalabilidade horizontal: a escalabilidade se refere sobre a necessidade do seu banco de dados ser adaptável, aumentando seu tamanho em função das informações que são armazenadas pelos usuários. A escalabilidade horizontal envolve a divisão do conjunto de dados do sistema e a carga em vários servidores, adicionando servidores adicionais para aumentar a capacidade, aumentando a disponibilidade da sua aplicação, de acordo com o volume dos dados ou o número de acessos ao banco de dados;
  • Permite executar consultas executando código JavaScript: se você é um desenvolvedor JavaScript ou conhece essa linguagem pode tirar proveito de todo o conhecimento de certas funções que essa linguagem oferece para utilizá-la no MongoDB.

Fonte: treinaweb.com.br

Pré requisitos de Hardware e Sistema Operacional:
Valido até a versão 4.4.6 do MongoDB.

1) MongoDB em um novo servidor:
O cliente disponibilizar uma maquina nova para o MongoDB.
Neste caso, a maquina deverá ter o seguinte hardware/software:
→CPU/vCPU: Mínimo 4 unidades. Ideal 4 unidades;
→Disco: Mínimo 100 GB. Ideal 100 GB;
LAN: Mínimo padrão 10/100. Ideal padrão 10/100/1000;
→Memória: Mínimo 4 GB RAM. Ideal 8 GB RAM;
→Sistema operacional: Linux Ubuntu Server 20.4 LTS ou Windows Server*;

2) MongoDB no mesmo servidor que o SQL Server/Oracle
Neste caso o cliente tem que avaliar como esta a carga atual do servidor.
→Servidores que estão constantemente com toda a memoria RAM alocada pelo SQL Server+Windows Server precisam de um upgrade de RAM de pelo menos 2GB RAM
→O Servidor, por ser um servidor de banco de dados deve ter no mínimo 4 CPU/vCPU
→O Servidor precisa ter no mínimo 50 GB de espaço livre em disco
→Se o sistema operacional for Windows Server* deve-se observar o seguinte:

*Ao instalar o MongoDB sobre Windows Server existe um item que precisa ser observado:
Para usar a versão 4.4.6 do MongoDB em Windows Server, a versão do Windows Server terá que ser 2016 ou superior.
Para Windows Server 2008R2 até Windows Serve 2012 Standard a versão do MongoDB deverá ser a 4.2.14

Ressaltamos que versões anteriores a 4.4.6 estão deficitárias com relação a correções de bug, novas implementações e melhorias de performance do MongoDB, por isso recomendamos a utilização da versão 4.4.6 que é a versão mais recente até a data de escrita desde manual.

Instalação em ambiente Windows Server
Instalação em ambiente Linux Ubuntu Server
Criação de usuário no MongoDB
Configurações no Mentorweb

  • por ana.lunardi