help:mentorweb:geradorinterface:adddetalhes

Voltar para a página Gerador de interface
Passos para criar uma interface
Voltar para detalhes

Adicionar detalhes

Para adicionar um detalhe, clique com o botão direito em cima da área de detalhe dentro aba Detalhe e clique em Adicionar detalhe.

Ao clicar, será aberta uma caixa de configuração do detalhe.

Ao definir o nome do detalhe e o alias, e clicar em confirmar, será aberta uma tela de "Layout - Definição de tabelas, colunas e filtros" para criar a consulta do detalhe. Atenção no alias do detalhe, pois ele é utilizado para adicionar os registros da interface de detalhe na interface principal.

Ao adicionar um campo no detalhe, temos a opção Tipo de ordenação, com as opções Ascendente e Descendente. Com esta opção podemos definir como o campo do detalhe irá se comportar.


Por exemplo, se o detalhe em questão tem o objetivo de listar as disciplinas do aluno, podemos definir que sua ordem de exibição poderá ser Ascendente ou Descendente:

  • Ascendente: Exibirá as disciplinas em ordem alfabética crescente.

  • Descendente: Exibirá as disciplinas em ordem alfabética decrescente.

Nota-se que nos filtros da consulta do detalhe, deve-se adicionar ao menos uma ligação a um campo ou filtro da consulta da interface principal.

No detalhe acima foi feito uma consulta das disciplinas da matrícula. E como é obrigatório passar ao menos uma ligação a um campo ou filtro da consulta da interface principal, foi adicionado o filtro MDI_MALID da tabela “Disciplinas da matrícula” para fazer ligação com a interface principal. Podemos fazer o vinculo com a interface principal utilizando três(3) tipos de entrada de dados:

Campo da interface principal

Podemos fazer a ligação com algum campo da interface principal utilizando o Tipo de entrada de dados: Campo da interface principal. Campo na interface principal:

Filtro da interface principal

Podemos fazer a ligação com algum filtro da interface principal utilizando o Tipo de entrada de dados: Filtro da interface principal. Filtro na interface principal:

Filtro com valor fixo

Podemos adicionar um filtro fixo utilizando o Tipo de entrada de dados: Filtro com valor fixo.


Voltar para a página Gerador de interface
Passos para criar uma interface
Voltar para detalhes

  • (edição externa)