help:mentorweb:geradorinterface:adiciona_tabela

Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Definição de tabelas, campos e filtros
Passos para criar uma interface

Adicionar tabela

Ao clicar no botão adicionar tabela, abrirá uma janela para seleção da tabela principal da consulta, pode-se filtrar pelo nome, descrição ou nome físico (nome da tabela), a janela de seleção só traz tabelas vinculadas ao módulo selecionado no cadastro de interface. Para selecionar a tabela desejada basta clicar sobre a mesma e clicar no botão “Retornar” que será habilitado ao marcar uma tabela. Também existe um botão “Novo”, que pode ser usado para criar uma nova tabela no sistema, para verificar como funciona o cadastro de tabela clique aqui.

  • Tabela principal pois qualquer entidade de junção adicionada depois terá alguma ligação com ela. Exemplo: Aluno, terá ligações com Ingresso, Matrícula, Turma e etc.

Após a seleção da tabela, a janela será fechada.

Para adicionar uma tabela de junção, clique com botão direito sobre a tabela que deseja adicionar a junção e clique em “Adicionar tabela”, será aberta uma nova janela listando todas as tabelas que possuem vínculo com a tabela seleciona e com vínculo ao módulo selecionado no cadastro de interface.

A janela de consultas de junção permite filtrar pelo nome, descrição e tabela. Na listagem é apresentada uma coluna “Coluna/Cardinalidade” que contém o nome da coluna de junção e cardinalidade, onde o *(asterisco) indica muitos registro em ¹(um) que indica cardinalidade de 1 registro. Também existe um campo “Novo”, que pode ser usado para criar uma nova tabela no sistema, onde que a tabela mestre será a tabela selecionada para adicionar a junção, para verificar como funciona o cadastro de tabela clique aqui.

Para editar a junção entre as tabelas, clique com o botão direito em cima de uma tabela de junção adicionada e clique em editar.

Clique em cima da ligação e será aberto a configuração da junção.

Na configuração você pode marcar que a tabela é obrigatória (relacionamento inner join) ou não obrigatória (relacionamento left join). Pode complementar com outra condição.

Para excluir uma tabela da interface, clique com o botão direito nela e clique em “Excluir tabela”.

Ao excluir uma tabela, é excluído também suas tabelas de junções. Exemplo na imagem acima, ao excluir a tabela Pessoa, a tabela Ingresso será excluída também. Quando uma tabela é excluída, campos e filtros adicionados referentes a tabela, também são excluídos.

Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Definição de tabelas, campos e filtros
Passos para criar uma interface

  • (edição externa)