help:mentorweb:geradorinterface:campovirtual

Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Definição de Campos
Passos para criar uma interface

Adicionar campo de uma tabela

Para adicionar um campo clique com o botão direito em cima da tabela e selecione “Adicionar campo(s)”.

Ao clicar em “Adicionar campo(s)” abrirá uma janela para seleção de campos da tabela, pode-se filtra pelo nome, descrição ou nome físico (nome do campo). Para selecionar o campo desejado basta clicar sobre o mesmo e clicar no botão “Retornar” que será habilitado ao marcar um campo. Também existe um botão “Novo”, que pode ser usado para criar um novo campo na tabela do sistema, para verificar como funciona o cadastro de campo clique aqui.

Ao selecionar um campo será aberto uma caixa para configuração do campo.

Legenda: Nome da coluna na listagem.
Coluna com link: Opção apenas para interfaces de listagem. Ao clicar nesta caixa de marcação será habilitada uma caixa de texto abaixo para adicionar um link. Dentro deste campo pode-se adicionar links para abrir outras interfaces informando um parâmetro, o parâmetro deve ser um campo que exista na listagem, e que seja filtro na outra. O sistema por padrão, adiciona “siteDAinstituicao.com/MentorWeb/jsf/geradorinterface/executa/” na frente do link adicionado.

Exemplo de link: interfaceexec.jsf?codigoForm=CLI11&FPES_1_PES_ID=#CPES_1_PES_ID&evento=Pesquisar

Link para executar uma interface
Código da interface
Separador de filtro
Alias do filtro da listagem que será aberta
Alias do campo listagem atual que aplica um valor no filtro da listagem que será aberta
Evento para pesquisar (se não só abre a interface com os filtros informados, o “Pesquisar” deve ter o P maiúsculo.)

Este link vai abrir a interface CLI11, pegar o valor do campo PES_1_PES_ID e informar no filtro PES_1_PES_ID da listagem CLI11. Os alias dos campos usados (PES_1_PES_ID, por exemplo), são encontrados na configuração de campo ou configuração de filtro em parenteses.

Tipo dado: Selecionar o tipo dado de um campo.
Tipo de ordenação: A ordenação é definida de acordo com a ordem dos campos. Porém, você deverá definir se ela é ascendente, ou descendente. Atualmente, esta opção está disponibilizada para as interfaces de tipo Listagem, HTML, ODT e Cadastro, incluindo ordenação para os campos dos detalhes. Clique aqui para saber mais.
Tipo da entrada de dados: Caso o campo seja adicionado em uma interface de cadastro, selecionar o tipo de entrada de dados do campo. Quando selecionado “Verdadeiro/Falso” o campo em tela é apresentado como uma caixa de marcação. Obs.: Só podem usar verdadeiro/falso campos que esperam 0 ou 1.
Tamanho máximo (MB): Ao adicionar um campo de anexo em uma interface de cadastro é possível informar o tamanho máximo do arquivo.
Extensões do anexo: Ao adicionar um campo de anexo em uma interface de cadastro é possível informar as extensões aceitadas.
Gera valor Sequencial: Habilitado quando um campo que pode gerar código sequencial é adicionado em uma interface de cadastro. Ao habilitar o campo, seu valor será gerado automaticamente conforme a sequência, ao ser gravado. Exemplo: Código da pessoa, verifica último código cadastrado e adicionada +1 ao cadastrar um novo.
Utilizar tabela de valores De/Para nos valores retornados: Quando selecionado “Tabela de valores De/Para” é aberta uma caixa abaixo para configurar os valores. Este campo é usado para mudar o valor retornado do banco. Exemplo na imagem abaixo, quando esse campo retorna 1 na listagem será mostrado SIM e quando retornado 0 será mostrado NÃO.

Ao estar adicionando uma grade de detalhe na interface, a mesma começa a ordenar pelo primeiro campo colocado até o ultimo.
Exemplo: Foi adicionado dois campos: Nome, por primeiro e Idade, por segundo. A ordenação é aplicada em cima de Nome e depois de idade. (A ordenação é sempre feita crescente).

Exemplo de como seria exibido:

Ana - 15
Ana - 18
Carol - 13
Brenda - 22

Como podem ver, primeiro foi ordenado por nome e depois por idade.

Para todos os campos adicionados nesta tela a configuração é a mesma. Porém existe a opção de criar um campo virtual.

Para editar ou excluir um campo, clique com o botão direito em cima de um na área de campos.

Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Definição de Campos
Passos para criar uma interface

  • (edição externa)