help:mentorweb:geradorinterface:campovirtualadd

Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Definição de Campos

Campo Virtual

Criar um campo com subquerys, chamadas de funções de banco, expressões de cálculo e etc.

Para criar um campo virtual clique com botão direito do mouse na caixa de campos em uma parte em branco (sem que fique em cima dos campos).

Ao clicar com o botão direito do mouse na caixa de campos será aberta uma tela para configuração do campo virtual.

Valor vindo de filtro: Habilita um filtro com o mesmo nome do campo, e o que for informado neste campo será mostrado no filtro.

Expressão SQL: Expressão SQL que traz o valor do campo. Evitar colocar expressões específicas de um banco de dados, use parâmetros implícitos.

Para ver os parâmetros implícitos clique aqui.

Exemplos: No exemplo acima foi utilizada a função para retornar a idade da pessoa, utilizando como parâmetro a data de nascimento.

Campos agrupar: Adicionar campos da expressão para o agrupamento do sql da interface. Evitar ao máximo usar as próprias funções no agrupamento, por questões de performance, mas em alguns casos não há como deixar de usar.

Exemplo: A função da imagem acima é para receber a idade da pessoa. Se eu quero agrupar os registros da interface por Idade, tenho que usar a função como agrupamento.

Expressão SQL usada:

IMP@OWNERFUNC_GET_IDADE ((PES_1.PES_DATNAS))


O parâmetro PES_1.PES_DATNAS foi retirado do campo Data de nascimento, para encontrar foi seguido estes passos:

Adicionar o campo na interface.

Adicionado o campo, deve-se clicar com botão direito do mouse sobre o campo e clicar em editar. Ao clicar em editar será aberta a configuração de campo, e procure o alias do campo, que nesse caso é PES_1_PES_DATNAS.

Encontrando o alias do campo, deve-se procurar o campo no sql da interface. Para ver o sql da interface clique no botão “SQL da interface” abaixo das tabelas.

Procure o alias do campo (PES_1_PES_DATNAS) e encontre o campo (PES_1.PES_DATNAS)

Dica: Um jeito mais fácil de encontrar o campo é pegar o alias do campo e trocar seu segundo “_” por um “.”. Exemplo: PES_1_PES_DATNAS ⇒ PES_1.PES_DATNAS.


Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Definição de Campos

  • (edição externa)