help:mentorweb:geradorinterface:maisfiltros

Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Filtros
Passos para criar uma interface

Adicionar filtros

Os filtros podem ser utilizados em todas as interfaces, porém nas de cadastros os filtros são fixos, são os parâmetros utilizados para trazer os valores dos campos nas interfaces.

Para adicionar um filtro clique com o botão direito em cima da tabela e clique em adicionar filtros.

Ao clicar será aberta uma janela para seleção de filtros, pode-se filtra pelo nome, descrição ou nome físico (nome da campo). Para selecionar o campo desejado basta clicar sobre o mesmo e clicar no botão “Retornar” que será habilitado ao marcar um campo. Também existe um campo “Novo”, que pode ser usado para criar um novo campo na tabela do sistema, para verificar como funciona o cadastro de campo clique aqui.


Ao selecionar um campo será aberta uma caixa para configuração do filtro. Nota: Quando utilizar uma tabela que tenha CODTEL, adicionar filtro id da tabela

Ex.: Ao invés de PES_CODTEL, fazer pelo PES_ID.
Ao invés de CUR_CODCUR, fazer pelo CUR_ID.
Ao invés de TUR_CODTUR, fazer pelo TUR_ID.

Pois foram adicionadas consultas pré-definidas padrões para estes campos, que servem para definir o tipo de entrada. Exemplo: Foi adicionado o filtro ID na Interface, mas o filtro na tela de execução da interface buscará pelo Código, Nome e ID da pessoa pois foi definido na consulta. Para consultar as consultas padrões do sistema.

Nome: Nome do filtro.

Filtro solicitado em tela? Se marcado não, o filtro não será apresentado na interface, e será um filtro fixo, pois como não é informado em tela, tem um valor padrão que sempre será aplicado.

Obrigatório: Marcar sim se o filtro é obrigatório.
Tipo de entrada de dados: Utiliza as consultas pré-definidas no filtro, que servem para definir o tipo de entrada. Exemplo: Ao adicionar o filtro ID da pessoa foi definido que entrada de dados vai ser pelo PES_CODTEL (Código da pessoa) e PES_NOME (Nome da pessoa). Quando se utiliza o filtro na execução da interface, retorna o código e nome da pessoa para seleção, para mais informações clique aqui.
Condição: Condição com o valor informado. Exemplo: Tudo que for igual ao filtro, tudo que é maior que ao filtro…
Operador lógico: Quando é adicionado dois ou mais filtros este campo é habilitado. Este campo tem a opção “And” ou “Or”.

Exemplo: Adicionamos o filtro de turma e período letivo.

And: Os valores retornados devem ser da turma e do período letivo informado.

Or: Os valores retornados devem ser da turma ou do período letivo informado.

Utilizar expressão no campo filtrar: Quando marcado abre uma caixa de texto para informar a expressão SQL. O valor do filtro então será comparado se é igual a expressão SQL informada.

Exemplo 1: Utilizei a expressão SELECT '1' AS 'Teste', que retorna o valor 1.

Nesse caso, traz registro se no filtro eu informar 1.

Exemplo 2: Utilizei o campo padrão de Data atual. Nesse caso, traz registro se no filtro eu informar 1.

As listas de campos padrões está abaixo.

Valor padrão/Valor filtro: Valor padrão do filtro ao carregar a tela de interface, se o filtro não é solicitado em tela, como não pode ser alterado, é o valor fixo do filtro.

Neste campo é possível utlizar campos padrões, ao clicar no lápis azul ao lado do título do campo , é aberta uma popup com todos campos que podem ser usados.. Exemplo: O campo padrão PRED_PESSOA_LOGADA_CENTRAL, quando o aluno executa na central, esconde o campo e usa o aluno no filtro. Quando executado fora de central, na secretária por exemplo, será solicitado o filtro em tela.

Filtro para o componente de entrada dados: Adicionar sucessividade ao filtro.

Neste caso estamos adicionando o filtro de ID da Turma, e quero que ele se torne sucessivo ao filtro Código do período letivo. Para fazer isto, temos que ligar um campo da tabela da do filtro que estamos adicionando como o filtros que vai aplicar a sucessividade.

Como estamos adicionando o filtro ID da Turma, estamos a tabela da turma, e nesta tabela existe o campo Período Letivo(TUR_PERID) que pode ser ligado ao Código do período letivo. O sistema quando reconhece que pode fazer um filtro sucessivo, ele adiciona automaticamente.

Para aplicar o filtro sucessivo em todos os módulos, a consultas pré-definida de todos os módulos precisa passar pela tabela da coluna que está sendo filtrada.

Para saber como editar, clonar ou excluir um filtro, clique aqui

Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Filtros
Passos para criar uma interface

  • (edição externa)