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Montando uma interface de cadastro que permite incluir registro e incluir, excluir ou dar manutenção aos detalhes

Neste guia mostraremos um exemplo de uma interface de cadastro que permite incluir registro na tabela principal e incluir, excluir ou dar manutenção ao(s) detalhe(s) da(s) tabela(s) de detalhe. Usaremos duas tabelas criadas no sistema chamadas: Loteamento e Lotes.

A intenção é ter um cadastro de Loteamento e nesse cadastro, adicionar os Lotes pertencentes a esse Loteamento.

Obs.: Para as imagens que não é possível ver e ler claramente basta clicar sob a mesma.

No cadastro da interface, o filtro de entrada deve ser personalizado. Pois com esse tipo de filtro de entrada é possível definir se pode incluir registro e cadastrar detalhes.

Ao cadastrar a interface, adicione a tabela principal e a(s) tabela(s) de detalhe da tabela principal.

Na imagem acima, a cardinalidade 1 representa a tabela principal, já a 1.1 representa uma tabela de detalhe. Nesse caso, poderemos inserir novos Loteamentos e alterar os detalhes do Lote. Podemos verificar quais são as tabelas de detalhe da tabela principal ao adicionar uma tabela de junção.

Na ultima coluna, os campos que tem um * representa a cardinalidade da junção que aquela tabela faz com a tabela principal( * = Detalhes). Na imagem acima, está destacado que estamos pesquisando tabelas vinculadas a Loteamento e que o campo LOTS_LOTEID referente a tabela Lotes é uma tabela de detalhe.

Como vamos permitir incluir um novo registro, devamos marcar na tabela principal que permitimos inclusão e exclusão na mesma. Então nesse caso, permitimos incluir novos loteamentos ou excluir loteamentos já cadastrados.

Já na tabela de detalhe, temos que marcar que a tabela será utilizada para manutenção de dados.

Feito isso, temos que adicionar os campos que devem ser cadastrados referentes a tabela. Nota-se que dependendo da tabela principal e da tabela detalhe alguns campos devem ser obrigatoriamente adicionados.

Após adicionar os campos, que devem ser apresentados em tela para que busquem um registro que já existe para uma manutenção/consulta.

Na o layout de tela, os filtros tem área própria chamada Filtros de entrada onde por padrão cada um é adicionada em uma linha diferente. Que se desejar, pode alterar como quiser… 2 filtros em linha, 3 filtros. Isso vai depender a forma que você quer montar o layout.

Também na tela, temos os campos adicionados da tabela principal onde cada um tem uma linha também (o mesmo também pode ser alterado). Já os campos de detalhe ficam dentro de uma “grade de detalhe” com o nome da tabela (conforme a imagem), os campos detalhes podem ter a ordem alterada, o tamanho e etc porém sempre vão ficar dentro da grade de detalhe.

Após montar a tela, ela será apresentada da forma que foi configurado. Podendo incluir novos registro na tabela principal e dar manutenção nos registro do detalhe.

  • (edição externa)