help:mentorweb:geradorinterface:servico_externo

Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para página Consultas predefinidas

Criar consulta predefinidas com Serviço Externo

No topo da tela deve ser definido os seguintes campos:


Código: Código de identificação da consulta.
Descrição: A descrição que será apresentada na opção “Tipo de entrada de dados” ao adicionar um campo ou filtro na interface.


Campos que utilizam a consulta: Adicionar os campos que vão poder utilizar a consulta.
Exemplo: Adicionar o PES_ID, quando utilizar o campo ID da tabela de pessoa será possível utilizar a consulta.


Expressão value: Valor que será guardado no campo, deve-se selecionar um campo de retorno de um serviço externo que atribuirá um valor para o campo. Não importa o que for selecionado na tela, será gravado por baixo apenas o valor do campo de retorno adicionado nesta opção. Os campos adicionados na expressão value devem ser campos de retorno de um serviço.
Ao clicar no lápis azul ao lado do título do campo, é aberta uma popup com todos campos que podem ser usados.
Obs.: O lápis só aparece depois de ter um serviço vinculado. (E gravado)

Expressão lookup: Quando um campo ou filtro utilizar uma consulta predefinida, ao utilizar o campo na interface, será exibido os valores lookup como opção.
Os campos adicionados na expressão lookup devem ser campos de retorno de um serviço.
Ao clicar no lápis azul ao lado do título do campo, é aberta uma popup com todos campos que podem ser usados.
Obs.: O lápis só aparece depois de ter um serviço vinculado. (E gravado) É recomendando preencher este campos depois de montar a query sql.


Ordem: Quando o campo utiliza mais de uma consulta, ordenar qual será exibida primeiro

Depois de configurar todos os campos do topo da tela, devemos vincular serviços externos na consulta. Para adicionar um novo serviço clique no botão “+”, caso precise excluir um serviço, clique no botão de lixeira.

Ao incluir um novo serviço, no campo módulos deve-se selecionar quais módulos que a interface deve esta vinculada para utilizar a consulta. A opção “Outro” é o mesmo que se deixasse para todas.
Depois basta selecionar o serviço externo criado para a consulta.

No botão de editar na coluna opções podemos adicionar um SQL para recuperar registros perdidos no serviço externo. Exemplo:

  • Criamos um cadastro onde a pessoa pode selecionar o curso.
  • Este curso que foi selecionado usa o campo Curso da interface.
  • O campo curso da interface usa uma consulta predefinida de serviço no tipo de entrada de dados.
  • Este serviço externo, recupera cursos ativos.
  • Depois de um tempo, o curso selecionado foi desativado.
  • Ao entrar no cadastro onde a pessoa selecionou este curso, o campo vai estar em branco pois o serviço busca apenas cursos ativos.

Nesse caso deve ser cadastrado um SQL para manter registros, pois ao serviço não encontrar mais o registro, o SQL é disparado para encontrar o serviço perdido. Para o exemplo acima, o campo usado na interface era o CUR_ID (id do curso), basta fazer uma query sql que o primeiro campo retornado deve ser o identificador de registro, CUR_ID nesse caso. Os demais campos devem ser os campos que queremos apresentar na tela, no lugar do registro perdido.

Ao selecionar uma consulta predefinida de origem de dados serviço externo em um campo, abaixo serão solicitados os filtros do serviço externo. Os valores dos filtros podem ser atribuídos pelo parâmetros da interface e os campos da interface, ao clicar no lápis azul ao lado do título do campo, é aberta uma popup com todos campos que podem ser usados. Toda interface feita para o requerimento tem os parâmetros padrões cadastrados. Para verificar como criar uma interface para o requerimento clique aqui.



Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para página Consultas predefinidas

  • (edição externa)