help:mentorweb:integracao:crm_educacional:primeiros_passos:configuracoes_mentorweb

Este tópico ensina como realizar as configurações no Mentor Web para iniciar a integração com o sistema do CRM.

Pré-requisito: O serviço de integração de dados deve estar rodando com a sua versão mais recente. Solicite ao suporte a versão mais recente do serviço.

1. Instalação do novo plugin (edu-crmeducacional)

Foi criado um novo plugin para permitir a realização da integração entre o Mentor Web e o CRM, desta forma será necessário instalar ele seguindo os procedimentos abaixo:

  • Criar um diretório para armazenar estes plugins do Kettle preferencialmente dentro da pasta ..\edusoft\ por exemplo: c:\edusoft\plugins-kettle\(windows) ou /edusoft/plugins-kettle/(no linux)
  • Copiar o plugin para dentro deste diretório criado;
  • Acessar o diretório '\servicos\integracao_dados\'(padrão) ou o diretório onde foi instalado o serviço de integração de dados e realizar a edição do arquivo Context.xml
  • No arquivo Context.xml deverá ser adicionado o local onde foi criado o diretório de plugins, no nosso caso 'c:\edusoft\plugin-kettle' ficando como o exemplo:

No Windows <pluginFolderKettle>c:\edusoft\plugin-kettle\</pluginFolderKettle>

ou

No Linux <pluginFolderKettle>/edusoft/plugins-kettle/</pluginFolderKettle>

Para realizar o download do plugin clique aqui.

2. Configurando os serviços externos

A integração com o CRM utiliza os serviços externos do Mentor Web, que por sua vez, utilizam transformações Kettle para realizar os devidos procedimentos. Neste caso, criamos dois serviços externos padrões, que deverão ser configurados no Mentor Web conforme estará sendo explicado nos ites 1.1 e 1.2.

  • CRM: Esse é o serviço externo que o portal do CRM irá chamar, veja abaixo os métodos deste serviço. Atenção: Esse serviço não utiliza autenticação:
    • realizaMatriculaCrm: responsável por chamar a transformação kettle que irá realizar a pré-matrícula do candidato.
  • CRM - COM AUTENTICAÇÃO, veja abaixo os métodos deste serviço:
    • matriculaAlunoNaTurmaCrm: responsável por realizar a pré-matrícula do candidato no Mentor Web.
    • geraParcelaTituloInscParaContratoCrm: responsável por realizar a geração do financeiro após a matrícula.
    • alteraInteressadoParaPreMatriculado: responsável por alterar a situação do aluno no portal do CRM.
    • realizaCancelamentoMatriculaCrm: é responsável por cancelar a matrícula no CRM quando o aluno cancela a matrícula no Mentor Web.
    • realizaConfirmacaoMatriculaCRM: é responsável por captar as pré-matrículas vindas do CRM e atualizar a situação do aluno no CRM de pré-matriculado para matriculado.

Atenção: O cadastro do serviço externo por padrão é inativo. Após terminar as configurações, você deverá alterá-los para ativo.

2.1. Configurando o serviço externo (CRM)

Abaixo, veja como relaizar a configuração de cada um dos serviços externos que necessitam de configuração adicional:

2.1.1. Método: realizaMatriculaCrm

Para a configuração deste serviço externo, deve-se baixar o arquivo Transformação Kettle para matrícula crm, descompactá-lo, e adicionar no cadastro do serviço externo, na coluna Comando conforme item 1 da imagem abaixo:

Após inserir o anexo, você pode clicar no botão “Gravar” para salvar essa primeira parte da configuração. Após gravar, clique no ícone para a definição dos parâmetros, conforme item 2 da imagem acima. Neste momento, abrirá uma telinha para você informar os valores padrões dos parâmetros, conforme abaixo:

Os parâmetros dados, usuario e senha deverão ficar com o campo valor padrão vazio, pois serão alimentados pela chamada vinda do CRM. Os demais parâmetros deverão ter os valores padrões informados.
Verifique a tabela de Parâmetros para chamada do serviço externo clicando aqui.

2.2. Configurando o serviço externo (CRM - COM AUTENTICAÇÃO)

Para a configuração deste serviço externo, deve-se baixar o arquivo Jobs do serviço CRM - COM AUTENTICAÇÃO, e descompactá-lo. Os arquivos estarão em três pastas:

  • alteraInteressadoParaPreMatriculado: arquivos do método alteraInteressadoParaPreMatriculado.
  • realizaCancelamentoMatriculaCrm: arquivos do método realizaCancelamentoMatriculaCrm;
  • realizaConfirmacaoMatriculaCRM: arquivos do método realizaConfirmacaoMatriculaCRM;

Será necessário anexar o Agendamento Kattle (.kjb) e a transformação (.ktr) em cada um dos métodos acima, utilizando os arquivos da pasta na qual possui o respectivo nome do método.

Exemplo: Para anexar o agendamento e a transformação do método realizaCancelamentoMatriculaCrm deverá ser utilizado os arquivos que estão na pasta realizaCancelamentoMatriculaCrm.

Ao acessar o serviço externo pela primeira vez, estará conforme ilustra a imagem abaixo:

2.2.1. Método: alteraInteressadoParaPreMatriculado

Deve-se anexar o arquivo crm_atualiza_matricula_job.kjb na coluna Comando referente à este método conforme destacado no item 1 da imagem acima. Posteriormente, na coluna Opções deverá clicar no icone de configuração conforme destacado no item 3 da imagem acima, e informar o arquivo crm_atualiza_matricula_transf.ktr.

Na coluna Opções clicando no icone para definição dos parâmetros conforme item 2 da imagem acima, deve-se informar os valores padrões para os parâmetros:

Verifique a tabela de Parâmetros para chamada do serviço externo clicando aqui.

2.2.2. Método: realizaCancelamentoMatriculaCrm

Deve-se anexar o arquivo crmCancelamentoMatriculaJob.kjb na coluna Comando referente à este método conforme destacado no item 1 da imagem acima. Posteriormente, na coluna Opções deverá clicar no icone de configuração conforme destacado no item 3 da imagem acima, e informar o arquivo crmCancelamentoMatriculaTransformacao.ktr.

Na coluna Opções clicando no icone para definição dos parâmetros conforme item 2 da imagem acima, deve-se informar os valores padrões para os parâmetros:

Verifique a tabela de Parâmetros para chamada do serviço externo clicando aqui.

2.2.3. Método: realizaConfirmacaoMatriculaCRM

Deve-se anexar o arquivo crmConfirmaçãoMatriculaJob.kjb na coluna Comando referente à este método conforme destacado no item 1 da imagem acima. Posteriormente, na coluna Opções deverá clicar no icone de configuração conforme destacado no item 3 da imagem acima, e informar o arquivo crmConfirmaçãoMatriculaTransformacao.ktr.

Na coluna Opções clicando no icone para definição dos parâmetros conforme item 2 da imagem acima, deve-se informar os valores padrões para os parâmetros:

Verifique a tabela de Parâmetros para chamada do serviço externo clicando aqui.

Atenção: Ao final dessas configurações, lembre-se de ativar os serviços CRM e CRM - COM AUTENTICAÇÃO, para que seja possível realizar a integração com o CRM.

Objetos de Banco utilizadas no processo.

func_crm_get_turid_menor_fase.rar

proc_crm_ing_result_procsel.rar

proc_crm_ins_upd_pessoa.rar

proc_crm_mensagens_enviadas.rar

Voltar para a página Primeiros Passos

  • (edição externa)