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Realizando configuração da integração no Google For Education

Para realizar os passos a seguir o usuário deve ser Admin no google for education.

Antes de realizar as configurações abaixo é necessário criar uma conta no Google for Education. Para realizar o cadastro clique aqui.

1. Passo: Verificando se tem inscrição no Google for Education. Clique aqui para verificar.

2. Passo: Deve-se criar as credencias neste link.
A tela pode ser exibida das duas formas. Em ambas deve ser selecionada “Criar um projeto” e clicar em continuar.

Ao clicar em continuar será exibido uma mensagem que a API está ativada, e clique em “acessar credenciais” para adicionar credencias ao projeto.

3. Passo: Na tela de adicionar credenciais a seu projeto, selecione as mesmas opções que a imagem abaixo. Depois de informar todos os campos clique em “Preciso de quais credenciais?”.

4. Passo: Neste próximo cadastro, adicione um nome da conta de serviço, no campo “Papel” selecione a opção Proprietário, o ID da conta de serviço já é cadastrado enquanto o nome da conta de serviço é digitado. O tipo de chave selecione JSON, e clique em continuar. Ao clicar em continuar você será redirecionado ao cadastro de credenciais.

5. Passo: Na tela de cadastro de credenciais acesse a aba “Tela de consentimento OAuth” e adicione um nome do produto mostrado aos usuários.

6. Passo: Depois de definir um nome do produto mostrado aos usuários acesse a aba “Credenciais” clique em criar credenciais e escolha a opção “ID do cliente OAuth”.

Na tela para criar o ID do cliente, no campo tipo de aplicativo selecione a opção “Aplicativo da Web” e o campo nome deve-se adicionar uma identificação para a credencial.

7. Passo: Ao criar a credencial ela será exibida na tela de Credenciais.

Na credencial criada clique no ícone para verificar o ID do cliente e a chave secreta do cliente, que serão utilizados na configuração da integração no sistema.

8. Passo: Por ultimo deve-se criar um local de onde será gravado os usuários. Para acessar a tela clique aqui.



Ao lado do dominio da instituição há um ícone com 3 pontinhos, clique no mesmo e depois em “Adicionar sub organização”.



Adicione o nome da organização e clique em “Criar nome da organização”.



Este passo é feito pois no mentor podemos definir organizações separadas para alunos e professores.


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