Liberação da opção de responder avaliação para gestores e colaboradores

Para que seja possível que um colaborador ou gestor responda uma avaliação aplicada torna-se necessário liberar esta opção em seus respectivos portais, e devido a uma particularidade do sistema, o processo de liberação deve ser feito no Mentor Web (módulos de gestor e colaborador antigo) e Mentor Web G5 (módulos novos de colaborador e gestor). Para realizar o processo de liberação, siga as instruções dos passos abaixos:


Passo 1: deve-se acessar o módulo Security, opção Sistema > Módulos e clicar em pesquisar.



Primeiramente deverá selecionar o sistema Mentor Web, onde então será apresentado todos os módulos do sistema. E para cadastro de um novo módulo é preciso clicar no botão “Novo”.


Ao clicar em novo será criado mais linhas nas informações dos módulos do sistema, onde então deverá ser preenchido os campos conforme imagem abaixo.




Os campos que devem ser preenchidos são os seguintes:


Módulo: deve-se preencher o nome do módulo.
Tipo Módulo: é necessário selecionar o tipo de módulo que esta sendo cadastrado.
Tipo de acesso: deve-se informar o tipo de acesso do módulo, podendo ser as opções: Ilimita, Limitado por data/horário e/ou Acesso bloqueado.
Aplica filtro de unidades: pode-se definir se o módulo aplica ou não filtro de unidades, caso o mesmo aplicar basta clicar na caixa de marcação.
Ativo: por padrão essa opção vem preenchida, ou seja, é apresentado marcado a caixa de marcação da coluna “Ativo”.


Passo 2: deverá realizar os mesmos procedimentos descritos no passo 1, porém nesse momento será selecionado o sistema Mentor Web G5 e não Mentor Web, onde então deve-se preencher os mesmos campos porém o “Id do módulo de referência” deverá ser preenchido com o código do módulo Central do Colaborador que foi cadastrado no sistema Mentor Web. Conforme exemplo utilizado no passo 1, o código do módulo cadastrado é 52, então o campo Id do módulo de referência recebeu 52, conforme imagem abaixo.




Passo 3: após deverá ser cadastrado os itens de menu para o portal do colaborador e/ou gestor, e para realizar este processo deve-se acessar no módulo Security a opção de cadastro de menus.



Deve-se selecionar o módulo e então clicar na opção “Novo”, onde então efetuará o cadastro do Agrupador de item de menu e o item de menu, nas imagens abaixo como exemplo foi registrado o agrupador de item de menu com a nomenclatura “Operações” e o item em si como “Novo - Responder Avaliação”.


Agrupador de Item de menu “Operações” abaixo, onde somente foi preenchido o nome.



Após cadastrar o agrupador de item de menu, deve-se inserir o item de menu com a action.

Para cadastrar o item de menu deve-se preencher os seguintes campos:


Nome: deve-se preencher o nome do item de menu que irá ser apresentado no portal do colaborador e/ou gestor, no exemplo da imagem acima foi inserido com o nome “Novo - Responder Avaliação”.
Opção pai: deve-se selecionar o agrupador de item de menu que foi cadastrado anteriormente.
Ordem: deve-se informar a ordem, o item deve estar na ordem abaixo do agrupador.
Tipo de ação: é necessário selecionar a opção Normal.
Ação: deve-se preencher com a seguinte action “jsf/avaliacao/responderavaliacao/responderavaliacao.jsf”.


Passo 4: o próximo passo é realizar o cadastro do perfil de usuário na opção Permissões de acesso > Perfil usuário, para inserir deve-se clicar na opção “Novo”, na inclusão é necessário liberar permissão de acesso as opções listadas, conforme imagem abaixo.



No cadastro de um novo perfil deve-se preencher os seguintes campos:


Nome: é necessário informar o nome do perfil que esta sendo cadastrado.
Módulo: deve-se selecionar o módulo ao qual esta relacionado este perfil, no exemplo acima o módulo selecionado foi Portal do Colaborador.
Após preencher os campos, deve-se selecionar o módulo onde é listado as opções de menu e clicar em “Acesso completo”, onde então as opções devem ficar com ícone em azul, conforme esta na imagem acima.


Passo 5: após cadastrar o perfil de usuário, deverá ser liberado o módulo no cadastro de usuários no módulo Security, na opção Permissões de acesso > Usuários.



Deve-se pesquisar pelo usuário desejado, e selecionar o cadastro do mesmo para que seja apresentado quais as unidades e respectivos perfis que este possui acesso. Para adicionar o perfil de usuário de colaborador e/ou gestor deve-se clicar na opção “Novo” e informar a unidade deste usuário e selecionar o perfil desejado.



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