Questionário

Para aplicar uma avaliação é necessário que esta possua pelo menos um questionário, sendo este estruturado com perguntas que o avaliador deverá responder. A tela expandida primeiramente ao clicar nesta opção é apresentada com os campos em branco, então para inserir um novo questionário basta preencher as informações necessárias. Para efetuar a alteração de um questionário deve-se pesquisar a mesma no campo de pesquisa, conforme apresentado na imagem abaixo.


Para cadastrar um novo questionário deve-se preencher os campos:

Questionário: deve-se preencher o nome do questionário ao qual esta sendo cadastrado.
Avaliador: é necessário definir o tipo de avaliador deste questionário (Aluno, Ex-Aluno, Professor, Coordenador, Servidor ou Colaborador e Gestor)
Repetição: também é obrigatório definir o tipo de repetição, vale ressaltar que o parâmetro definido neste campo será utilizado posteriormente para aplicação da avaliação vinculada a este questionário. Abaixo são apresentados detalhadamente os tipos de repetição:

  • Unidade: as perguntas serão aplicadas para a unidade.
  • Curso: as perguntas serão aplicadas para as pessoas que tiverem vínculos com o curso.
  • Turma: as perguntas serão aplicadas para as pessoas em cada turma que estas possuírem vínculos ou matrícula
  • Disciplina da turma: as perguntas serão aplicadas para as pessoas para cada disciplina/turma que estas possuírem vínculos ou matrícula.
  • Professor da turma disciplina: as perguntas serão aplicadas para cada professor nas turmas/disciplina nos cursos que estes possuírem vínculos.
  • Professor no curso: as perguntas serão aplicadas uma vez para cada professor do curso.
  • Aluno da disciplina: as perguntas serão aplicadas para os alunos a cada disciplina que estes possuírem vínculos.
  • Colaborador: as perguntas serão aplicadas para as pessoas que são colaboradores.
  • Colaborador no Curso: as perguntas serão aplicadas uma vez para cada colaborador do curso.
  • Setor: as perguntas serão aplicadas para as pessoas de um determinado setor.

Agrupa por pergunta: é possível definir ainda se realiza o agrupamento por pergunta.

Abaixo dos campos possui a listagem de perguntas, quando se esta realizando o cadastro de um novo questionário deve-se adicionar as perguntas, para realizar esta ação basta clicar na opção “Adicionar perguntas”, conforme apresentado na imagem abaixo.


Ao clicar na opção de adicionar perguntas, será listado todas as perguntas já cadastradas, caso obtenha dúvidas de como proceder com o cadastro de perguntas confira Cadastro > Pergunta. Selecione então as perguntas, não sendo necessário selecionar uma por vez.



Após inserir as perguntas no questionário, pode se definir o peso de cada pergunta e marcar a opção se obriga ou não resposta das perguntas, conforme em destaque na imagem abaixo.



Exemplos de aplicabilidade de questionários

  • Quando um questionário for do tipo Gestor avalia o Colaborador no curso: A pergunta é aplicada para todos os colaboradores no curso (nesse caso os colaboradores estão matriculados em turma e serão avaliados pelo seu gestor) e conforme os filtros que foram selecionados em tela.
  • Quando um questionário for do tipo Gestor avalia o Colaborador: A pergunta é aplicada para todos os colaboradores que estão admitidos e que trabalham no setor do gestor e conforme os filtros que foram selecionados em tela.
    * Quando um questionário for do tipo Colaborador avalia o Setor: A pergunta será aplicada para todos os setores que o Colaborador está vinculado e conforme os filtros que foram selecionados em tela.
  • Quando um questionário for do tipo Colaborador avalia o Colaborador: A pergunta será aplicada para todos os colaboradores que trabalham junto com ele no setor, que estão admitidos e conforme os filtros que foram selecionados em tela.
  • Quando um questionário for do tipo Coordenador avalia o Professor no curso: A pergunta será aplicada uma vez para cada professor que possuir vinculo com o cronograma no curso, caso o Coordenador for responsável por mais de um curso e o mesmo professor tiver vinculo com esses cursos, a avaliação será aplicada para cada curso desse professor.

Importante:
Gestor: Para ser considerado Gestor do setor, o mesmo deverá estar cadastrado no setor de trabalho, cadastro esse que se encontra no módulo Comum.
Colaborador: Para ser considerado colaborador deverá estar informado no cadastro de pessoa física, link inteligente → ocupações, qual setor esse colaborador pertence.

Validações

  • Para avaliadores do tipo “ex-aluno”, “colaborador” e “gestor” apenas a opção de repetição “sem repetição” ficará disponível;
  • Para avaliador do tipo “aluno” apenas a opção de repetição “aluno da disciplina” não estará disponível“;
  • Para avaliador do tipo “professor” apenas a opção de repetição “professor da disciplina” não estará disponível”;
  • Para avaliador do tipo “coordenador” todas as opções de repetição estarão disponíveis;
  • Não poderá alterar um questionário que já foi aplicada a avaliação;

Voltar Avançar