help:mentorweb:modulo_finceiro:operacoes:parcelas_em_aberto

Parcelas em aberto

A apresentação das parcelas com situação “em aberto” disponibiliza em destaque as informações referentes aos valores devidos por parcela, caso exista alguma ocorrência financeira, também poderá ser exibido um alerta para o usuário se configurado desta forma. Para realizar o pagamento de uma ou mais parcelas deve-se selecionar os itens desejados e clicar no botão realizar pagamento.



No cabeçalho da área de seleção de parcelas, o sistema sugere a data de pagamento, sendo que sobre esta informação é realizado os cálculos de todos os valores apresentados em tela, porém é possível realizar a alteração da data de pagamento, onde então o sistema recalculará os descontos, acréscimos, valor líquido, juros, indexadores, multas e valor devido. A medida que seleciona-se as parcelas desejadas a serem baixadas, é preenchido o campo de quantidade e calculado o valor total a ser pago.



Para confirmar o pagamento deve-se preencher os seguintes campos disponíveis na tela:

Data de pagamento: A possibilidade de alteração da data de pagamento depende da permissão dada ao usuário no módulo do Security, uma vez que os valores apresentados nos demais campos são baseados na data do pagamento.
Data de crédito: é possível informar a data de crédito, sendo que só é possível selecionar dias úteis para o financeiro, porém este campo somente será habilitado quando o tipo de baixa preenchido nas informações do pagamento utiliza a forma de baixa “Ambos”, caso contrário o campo não é apresentado em tela e assume a mesma data que preenchida na data de pagamento.
Valor de saldo: valor calculado com base no valor devido, considerando pagamentos, descontos, acréscimos etc….
Juros, indexadores, multa: valores calculados com base na data de pagamento informada em tela. Estes campos poderão ou não ser habilitados em tela para edição, isso é dependente da permissão do usuário definida no Security.
Desconto/acréscimo: pode-se informar estes valores, visto que são descontos ou acréscimos de baixa.
Taxa de alteração: este valor geralmente é o que o banco cobra quando ocorrem alterações em um título bancário.
Valor do pagamento: este valor é o que está sendo pago pelo usuário.
Pagamento parcial: esta opção indica para o sistema que ele poderá receber um valor menor do que o esperado, visto que ocorrerá um pagamento parcial. Vale lembrar que ao utilizar esta opção, os itens de Juros, Indexadores e Multa são desabilitados, tendo em vista que o sistema gera um rateio de valores para definir quanto de cada um deles está sendo recebido.
Valor recebido: este valor é o que realmente está sendo recebido pelo usuário na baixa da parcela.
Troco: valor calculado pelo sistema para auxiliar o usuário na devolução do troco se existir.
Comprovante de pagamento: neste campo serão exibidos os relatórios que estão vinculados ao Grupo de relatório de comprovantes de pagamento definido em Configurações > Módulo > Aba Financeiro > Item Relatórios.
Tipo de baixa: tipo de baixa que será utilizado para realizar a baixa. Se for selecionado um tipo de baixa que gera lançamentos na conta bancária, será habilitada a opção de selecionar a conta bancária que será lançado o movimento bancário.

Importante:

  • Quando o tipo de baixa informado tem uma conta bancária vinculada, registrará movimentação bancária. E após realizar a baixa, será inserido um registro de movimentação bancária na tela de movimentação bancária com as devidas informações e valores, onde também fará o processo de atualização de saldo atual da conta bancária.


  • Quando selecionado um tipo de baixa onde que a data do saldo inicial informada no cadastro de conta bancaria for maior que a data do pagamento, a baixa é bloqueada, onde então deve-se escolher outro tipo de baixa ou alterar a data inicial.


  • Se o tipo de baixa que esta sendo utilizado para realizar o pagamento esta vinculado ao pagamento Online, nas configurações do financeiro > aba Pagamento Online ao confirmar o pagamento o sistema irá chamar o serviço de pagamento utilizado pela instituição de ensino para realização do pagamento online.

Se marcado a opção “Utiliza diversas formas de pagamento, o campo “Tipo de Baixa” é desabilitado.
Utiliza diversas formas de pagamento: com esta opção marcada, pode-se utilizar vários tipos de baixa diferentes, com valores distintos. Além disto permite vincular Cheques ou Cartões de Crédito/Débito a cada baixa. A seguir é detalhado mais sobre estes recursos.



Ao marcar a opção “Utiliza diversas formas de pagamento” deve-se clicar no botão “Novo”, onde então serão habilitados novos campos e funcionalidades, conforme apresentado na imagem acima, onde então deve-se preencher os seguintes campos:


Tipo de baixa: permite selecionar o tipo de baixa.
Valor do pagamento: preenchido automaticamente de acordo com a adição da forma de pagamento escolhida pelo usuário.
Existe ainda os dois botões “Adicionar cheque” e “Adicionar cartão”.


Adicionar cheque: permite cadastrar cheque(s) para o pagamento, assim como realizar consultas e selecionar cheque(s) já cadastrados, ao clicar neste botão será disponibilizado a tela de manutenção de cheques, conforme imagem abaixo.



Onde deve-se preencher os seguintes campos:


Responsável: deve-se informar a pessoa responsável pelo cheque.
Ativo: indica se o cadastro do cheque está ou não ativo no sistema.
Número do banco: deve-se informar número do banco.
Número da agência: deve-se informar número da agência.
Número da conta: deve-se informar número da conta.
Número do cheque: deve-se informar número do cheque.
Data de emissão: deve-se informar data de emissão.
Data de vencimento: deve-se informar data de vencimento.
Valor: deve-se informar valor do cheque.
CPF/CNPJ: deve-se informar CPF/CNPJ do emitente.
Fone: é possível informar um telefone para contato.
Observação: pode-se preencher observações.
Situação do cheque: selecionar situação do cheque. Clique aqui para saber como configurar as situações do cheque
Data: é necessário informar data do cheque que esta sendo adicionado.


Nas diversas formas de pagamento é possível também “Adicionar cartão”, onde que permite cadastrar a transação com cartão de crédito/débito que realizou o pagamento da(s) parcela(s) selecionadas para baixa.

Para informar o cartão como forma de pagamento, deve-se preencher os seguintes campos:

Transação: deve-se informar número da transação do cartão.
Data de Realização: deve-se informar data de realização.
Valor total das parcelas: calculado automaticamente conforme a quantidade e valor das parcelas selecionadas a serem baixadas.
Adicionar anexo: permite anexar documentos ou o comprovante da transação.
Ativo: indica se o cadastro está ou não ativo no sistema.
Data: deve-se informar data da parcela.
Valor: deve-se informar valor da parcela.
Situação: parâmetro que habilita as opções “Em aberto” e “Pago” do cartão.

Ao finalizar a definição das formas de pagamento que será utilizado na baixa da(s) parcela(s), deve-se clicar no botão confirmar pagamento, onde então o sistema apresentará a seguinte mensagem:

Ao clicar na opção Ok, a baixa será efetuada com sucesso!


Pagamento com cheque - Utiliza mais de um cheque para pagamento

A baixa das parcelas também pode ser realizada utilizando mais de um cheque como pagamento. Para isso, na tela de informações do pagamento, deve-se marcar a opção “Utiliza mais de um cheque para pagamento”

Neste caso, ele criou uma grid que irá conter os cheques. Para fazer a simulação dos cheques, deve-se clicar no botão “Simular cheques em lote”.

Neste caso, será aberta uma tela para realizar a simulação do cheque. Os campos apresentados são os seguintes:

  • Valor total: valor total do pagamento
  • Qtd, cheques: quantidade de cheques que serão gerados pela simulação
  • Forma de vencimento: forma de vencimento (Mensal, Dias e Dia útil), funcionando da mesma forma que a geração de parcela
  • Data de emissão: data de emissão do cheque
  • Vencimento inicial: vencimento inicial, ou seja, do primeiro cheque
  • Vencimento em dias não úteis: ajuste de data de vencimento que cai em dias não úteis (Mantém, Antecipa, Posterga) funcionando como na geração de parcela
  • Número do banco: número do banco referente ao cheque
  • Número da conta: número da conta referente ao cheque
  • Situação do cheque: situação inicial dos cheques
  • Número da agência: situação inicial dos cheques
  • Cheque inicial: número do primeiro cheque. A partir do segundo, se o número inicial for numérico inteiro, será somado um à cada um dos próximos cheques. Se for um texto, será concatenado uma sequência numérica nos demais.
  • Data da situação de cheque: data que será apresentada na consulta de situação de cheque, ou seja, a data que o cheque teve a situação registrada
  • CPF/CNPJ: cpf ou cnpj do responsável do cheque
  • Fone: telefone do responsável do cheque
  • Emitente: emitente do cheque
  • Observação: observação que será registrada em cada cheque.

Após clicar no botão “Gerar simulação”, é possível realizar o ajuste dos valores conforme a necessidade.

O valor total nunca poderá ser maior que o valor do cheque, caso contrário, não será permitida realizar a baixa.
Nesta tela, o que há de diferente é a opção “V.F” que é valor fixo. Ou seja, caso marcado essa opção, você poderá digitar um valor diferente para cada cheque.
Caso marque/desmarque a opção “Gerar” o valor dos cheques são recalculados.

Ao confirmar o pagamento, a baixa da parcela é realizada caso não haja nenhuma inconsistência com valores.


Observação: para imprimir comprovante de pagamento, deve-se definir o grupo de relatórios para comprovantes nas configurações financeiras, tornando assim possível a seleção de um relatório de comprovante no processo de baixa de parcelas.


Processos executados na baixa da parcela: Ao realizar a baixa de parcelas, o sistema pode executar diversos processos internos:
Efetivação de matrícula, desde que a inscrição/pré-matrícula esteja configurada para efetivação na baixa de parcela.
Inativação de ocorrências financeiras, desde que a ocorrência esteja configurada para inativar na baixa da parcela.
Remoção de pendência financeira do ingresso do aluno.

Voltar

  • (edição externa)