Passos para disponibilizar as renegociações através de sistemas terceiros

Os passos abordados abaixo referem-se as configurações necessárias para integrar os dados de renegociação entre o Mentor Web e uma empresa de cobrança terceirizada, ou seja, a empresa de cobrança poderá consultar as parcelas à serem renegociadas, realizar a renegociação em seu sistema e o resultado da renegociação será registrado no Mentor Web.

Se sua empresa de cobrança deseja integrar com Mentor Web, disponibilize as documentações técnicas elencadas abaixo para desenvolvimento desta integração em seu sistema:

Importante: o enviar a documentação ao sistema terceiro para desenvolvimento da integração, é imprescindível que todos os passos elencados nos tópicos seguintes tenham sido executados no Mentor Web, para que o sistema terceiro possa testar/homologar a integração.

Passo 1 - Habilitar serviço externo: para disponibilizar o acesso a renegociação de parcelas do Mentor Web através de um sistema terceiro é necessário ativar o serviço externo chamado Integração de parcela e renegociação - Sistema externo, que se encontra no módulo Comum, opção de menu Cadastros > Serviço Externo.


Dentro do serviço Integração de parcela e renegociação - Sistema externo, existe as opções:

  • Serviço externo padrão - Consulta de parcelas para integração com sistema externo: que permite ao sistema terceiro consultar quais parcelas estão disponíveis para renegociação. Para consultar a documentação técnica deste serviço bem como as regras de funcionamento do mesmo verifique Consulta de parcelas para integração com sistema externo;
  • Serviço externo padrão - Realiza renegociação: serviço que permite ao sistema terceiro a realização da renegociação no sistema Mentor Web, permitindo informar as parcelas de origem, destino e dados para geração de título, que poderá ser feita pelo sistema externo ou pelo Mentor Web. Para consultar a documentação técnica deste serviço, bem como as regras de funcionamento do mesmo verifique Realiza renegociação .

Passo 2 - Criar nova conta bancária carteira: com o serviço habilitado a instituição deverá criar uma nova carteira de cobrança em uma conta já existente ou criar uma conta bancária nova, para que não ocorram problemas com a informação de nossos números gerados entre a empresa de cobrança e o Mentor Web.

Importante: o sistema não permitirá habilitar a conta para geração de softwares terceiros caso a mesma já esteja em uso (possua títulos gerados ou esteja vinculada a algum plano de pagamento).

Passo 3 - Configurar a nova conta bancária carteira: para realizar a integração com o serviço externo é de suma importância realizar a configuração do Título Bancário, caso tenha dúvidas de como proceder com o preenchimento das informações referente ao título, verifique a documentação. Nesta opção para integração de renegociação com softwares terceiros, deve-se configurar os seguintes campos :

  • Conta utilizada para geração de softwares terceiros: este parâmetro sinaliza que esta conta bancária carteira será utilizada para a geração de títulos por softwares terceiros. Ao marcar esta opção, as rotinas que podem gerar título (geração de parcelas, alteração de parcelas, prorrogação de título ou antecipação, renegociação…), não poderão utilizar a conta bancária em questão. Conforme exemplificado nas imagens abaixo.



  • Conta bancaria carteira utilizada para geração de títulos no Mentor Web: este parâmetro tem o objetivo de garantir que caso houver algum processo que necessite cancelar um título proveniente da cobrança realizada por um terceiro e que então gere um novo título, utilize esta conta bancária carteira para a nova geração.

Passo 4 - Configurar parâmetros de renegociação: após deve-se configurar os parâmetros financeiros das renegociações e preencher os campos Motivo padrão da renegociação para sistema externo e Tipo de baixa para parcelas renegociadas que serão os valores assumidos para todas as renegociações realizadas através de softwares terceiros.

Caso tenha dúvida de como proceder com o cadastro Clique aqui e confira a documentação.

Passo 5: Opcional - Filtrar por ocorrência de parcela específica: caso a instituição deseje disponibilizar para renegociações apenas parcelas com um determinado tipo de ocorrência, é necessário entrar em contato com nossa central de relacionamento com o cliente para realizar esta configuração.

  • Será necessário estabelecer um tipo de vínculo financeiro (ocorrência de parcela) que será utilizado e solicitar a inclusão desse código de ocorrência na view (VIEW VW_PARCELA_RENEG_INTEG) no banco de dados, ficando responsável por sinalizar quais parcelas e seus respectivos dados serão consultados pelo sistema terceiro de cobrança, é importante também adicionar quais as regras que a view irá respeitar (Listar parcelas que estão em aberto, estarem vencidas com base na data atual ou possuir uma ocorrência de parcelas) para selecionar as parcelas disponíveis. Sendo necessário editar o SQL da view e inserir qual é o ID do vínculo financeiro que será considerado.


Após a conclusão de todos os passos acima, o sistema estará apto para receber as renegociações com os sistemas de terceiros. As renegociações podem ser acompanhadas através da tela de consulta de parcelas, confira um exemplo abaixo de uma renegociação gerada através de um sistema de terceiro.


Consultar Log de renegociação

Para consultar no Mentor os logs de renegociações realizadas por softwares terceiros e conferir os dados enviados ao Mentor Web acesse a Logs de renegociação externa e confira a documentação.


Regras gerais

  • O sistema irá validar o cadastro de pessoa física verificando se os campos CPF e endereço estão preenchidos, se não estiver as parcelas não serão listadas para renegociação no sistema terceiro, pois essas informações são essenciais para geração dos boletos das novas parcelas.
  • Somente parcelas que estejam vencidas, abertas e que possuam uma ocorrência de parcelas serão disponibilizadas para posterior renegociação;


Observação: caso uma parcela esteja vinculada a mais de um vínculo financeiro (ocorrência de parcela) o sistema vai considerar o vínculo ativo mais recente, ou seja, o que foi incluído posteriormente.


  • Para manter a integridade dos nossos números entre o Mentor Web e a conta bancária da instituição, os títulos que forem gerados pela empresa de cobrança nos casos que for necessária alguma alteração (valor, etc…) deverá ser cancelado o título e gerado novamente utilizando uma conta bancária diferente da conta utilizada pela empresa de cobrança.
  • Quando o parâmetro “título” vier preenchido como “mentor”, o sistema irá gerar os títulos com base nas parcelas recebidas. Para buscar a conta bancária carteira onde os títulos serão gerados, comparando o parâmetro “contabancaria” + “carteira” e a conta bancária carteira não poderá ter o parâmetro “Conta utilizada para geração de softwares terceiros?” marcado. clique aqui para saber mais sobre nossa documentação técnica.
  • A carteira utilizada pela empresa de cobrança não permitirá a geração de novos títulos por rotinas internas do sistema, apenas para geração dos títulos provenientes do serviço de renegociação através do sistema terceiro.
  • Quando o parâmetro “título” vier preenchido como “Terceiro”, o sistema irá armazenar as informações do titulo gerado pelo sistema terceiro, e utilizará estas informações para impressão do boleto no sistema Mentor.


Importante:
¹ É imperativo realizar a homologação do boleto quando o mesmo for gerado pelo sistema terceiro antes da utilização da integração, pois o boleto será impresso e disponibilizado ao aluno no Mentor através das informações da conta bancária e linha digitável enviada pelo terceiro.
² A linha digitável recebida pelo sistema terceiro não é validada e é de total responsabilidade do terceiro.


Restrições

  • O contrato financeiro de renegociação não possuirá curso e turma informado. Além disso, o período letivo do contrato será definido com base no parâmetro “periodoLet” porém, somente será informado o período letivo no contrato de renegociação caso o contrato de origem possua período letivo, caso contrário, ficará vazio.
  • O Mentor Web aceita apenas um responsável financeiro para as novas parcelas de renegociação, ou seja, mesmo sendo enviado dois responsáveis ou mais, eles serão ignorados.
  • Não serão geradas as novas parcelas de renegociação contendo desconto, ou seja, as parcelas que serão geradas da renegociação não poderão ter desconto.

Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar