help:mentorweb:modulo_requerime:comocriainterface

Voltar para a página Gerador de interface

Criando uma interface para utilizar em um requerimento

A interface no requerimento é utilizada como um complemento para a solicitação.
Uma interface é uma tela do sistema que pode ser montada como o cliente desejar. Para verificar a documentação do Gerador de Interface clique aqui.
Utilizamos uma interface no requerimento pois no cadastro de ação do requerimento podemos definir ações com campos da interface. Exemplo:

  • Montar uma interface para selecionar disciplinas e as disciplinas que o solicitante selecionar pegamos o ID e adicionamos em sua matricula.
  • Montar uma interface para informar um nome social e o nome social informado pelo solicitante adicionamos em seu cadastro.

No modulo Gerador de Interface entre na tela de cadastro de Interface. Nela deve-se selecionar o tipo de interface como Cadastro pois apenas interfaces de cadastro podem ser utilizadas no requerimento.



Na tela de cadastro de Interface, no campo módulo um dos módulos selecionados deve ser Requerimento e o campo Interface executada somente a partir de um processo deve ser marcado.

Após informar todos os campos grave a interface e clique em avançar, vamos para a tela Layout - Definição de tabelas, colunas e filtros onde definimos tabelas, campos e filtros da interface. Nesta tela devemos escolher o grupo de cadastro Solicitação de requerimento.


Ao selecionar o grupo de cadastro, será adicionado na interface a tabela Requerimento solicitado e a aba Parâmetros com os todos parâmetros do requerimento que podemos utilizar.


Neste exemplo, vamos fazer que o solicitante tenha uma multi-seleção de disciplinas, então utilizamos a tabela Inform. dos requerimentos solic. (Requerimento solicitado) como detalhe da tabela Requerimento solicitado. É possível utilizar a tabela Inform. dos requerimentos solic. (Requerimento solicitado) para guardar informações da solicitação como curso selecionado, disciplina selecionada… Caso você for utilizar a tabela de informações dos requerimentos solicitados e não exista um campo que você deseja gravar na solicitação, você pode criar um novo campo na tabela.

Na tabela de detalhe Inform. dos requerimentos solic. (Requerimento solicitado) clique com botão direito e em Editar, será aberto uma popup para edição de uma junção. No tipo de exibição do detalhe selecione Seleção no campo seleção dos detalhes selecione Multi-seleção, os campos mínimo e máximo são utilizados para definir quantos registros o solicitante pode selecionar.

No campo serviço externo deve ser selecionado o serviço externo criado para trazer os registros para seleção. Neste caso utilizamos um padrão da edusoft que traz disciplinas do ingresso que não estão sendo cursadas e que não estão concluídas. Você pode criar um serviço externo que atenda sua necessidade, clique aqui para verificar a documentação do serviço externo.

No campo chave devemos informar o campo que vai diferenciar um registro do outro. Nesse caso estamos selecionando uma disciplina da grade, então utilizamos o campo id da disciplina da grade na tabela Inform. dos requerimentos solic. (Requerimento solicitado) para diferenciar uma da outra. Vale ressaltar, que o campo precisa estar adicionado para que apareça no campo chave.

Abaixo temos os parâmetros do serviço externo onde devemos setar o valor dos parâmetros do nosso serviço externo. No campo valor temos todos os campos da aba parâmetros da interface e campos pré-definidos do sistema.
No serviço externo selecionado com o parâmetro passado traz todas as disciplinas não cursadas e não concluídas. Vamos gravar as disciplinas selecionadas no campo RSD_DGRID, neste campo informamos o valor padrão $[disciplinaGradeID] que traz a disciplina/grade ID de todos os registros. O campo $[disciplinaGradeID] é um retorno do serviço externo, para verificar os campos de retorno do serviço basta clicar no lápis azul ao lado do nome do campo.

Então ao aluno acessar a interface será pego o ingresso do mesmo, o serviço externo vai recuperar suas disciplinas não cursadas e não concluídas e neste campo será apresentado o ID da disciplina grade. Para trazer a descrição da disciplina em vez do ID temos que adicionar um Tipo de entrada de dados. No tipo de entrada de dados que utilizamos, criamos uma consulta que parte da tabela disciplina/grade (TB_DISCIPLINA_GRADE) que faz ligação com a tabela de disciplina (TB_DISCIPLINA), como temos o ID da disciplina grade no campo podemos verificar a descrição da disciplina.

Para verificar a documentação do cadastro de um Tipo de entrada de dados (Consultas predefinidas) clique aqui.

Depois de ter configurado um tipo de entrada de dados, ao aluno acessar a interface será pego o ingresso do mesmo, o serviço externo vai recuperar suas disciplinas não cursadas e não concluídas e neste campo será apresentado o a Descrição da disciplina da disciplina grade.

Na interface também podemos usar campos de retorno do serviço externo para apresentar em tela. Basta clicar com o botão direito em cima da tabela de detalhe e em Adicionar campo virtual.

E por ultimo é importante que adicione um campo de situação ou status referente ao detalhe. Pois é pedido na tela de cadastro de requerimento.

Além de utilizar um requerimento para que o solicitante selecione uma opção como acima, podemos adicionar em uma interface um campo de texto para que o solicitante digite. Para que o aluno tenha um campo de texto para cada opção que tem para selecionar basta adicionar um campo de texto na interface da tabela de detalhe. Se a tabela não tiver nenhum campo para gravar um texto, adicione um novo campo.

Caso não é para ser mostrado em cada opção, e sim somente uma vez deve ser adicionado um campo para gravar um texto da tabela mestre, se a tabela não tiver nenhum campo para gravar um texto, adicione um novo campo.

O campo observação é apenas um exemplo, o campo pode se chamar de qualquer forma. Da mesma forma que podemos usar as opções selecionadas do solicitante para realizar cadastrados ou atualizações de cadastros o mesmo podemos fazer com os campos de textos.

Caso não precisamos de uma interface de seleção, podemos criar apenas uma interface que solicita um campo de texto basta ao selecionar o grupo de cadastro e da tabela de Requerimento solicitado adicionar um campo de texto, caso não tenha basta adicionar.



Voltar para a página Gerador de interface

  • (edição externa)