help:mentorweb:modulo_requerime:enviar_e-mail

Enviar e-mail - Requerimento

Ao selecionar a ação “Enviar e-mail” serão exibidos os seguintes campos:


Devem ser preenchidos os seguintes campos:


Assunto: deve-se preencher o assunto do e-mail, essa informação será utilizada para montar o e-mail, abaixo deste campo existe um link chamado “Campos coringa”, ao clicar no mesmo será aberto uma pop-up com todos os campos coringas disponíveis no sistema, incluindo os campos do Requerimento solicitado, campos da interface e campos retornados no SQL adicionado no campo Script SQL. Para verificar a configuração correta de inserção de campos coringa no e-mail, clique aqui.
Encaminhar anexos do requerimento: pode-se marcar a opção de encaminhar os anexos do requerimento. A opção “Encaminhar anexos do requerimento” quando marcada, envia os anexos do solicitante no requerimento neste e-mail.
Encaminhar relatório em anexo: pode-se marcar a opção de encaminhar relatório em anexo no e-mail. A opção “Encaminhar relatório em anexo” quando marcada abre uma opção abaixo para selecionar o relatório que será enviado neste e-mail.
Conteúdo: é necessário informar o conteúdo do e-mail, abaixo deste campo também existe o link de Campos Coringas, onde pode-se fazer uso destes na montagem do conteúdo.
Enviar para: deve-se definir para quem será enviado o e-mail, escolhendo as opções que são listadas.
Outros e-mails: pode-se definir outros e-mails que irão receber, informado manualmente o endereço destes.
Avançado: pode-se definir um sql que irá retornar campos curinga para a utilização deles no corpo do e-mail.

Observação: É possível configurar um e-mail com base em um modelo padrão da Edusoft, para que seja carregado o modelo deve-se clicar no botão Carregar Modelo.


É possível utilizar campos curingas dinâmicos, vindos de uma inscrução sql. Para isso, basta montar uma intrução sql partindo da tabela de requerimentos solicitados (TB_REQUERIMENTOS_SOLIC), utilizando o campo curinga de protocolo (REQUERIMENTO_NRO) para filtrar a instrução. Partindo da tabela de requerimentos solicitados, pode-se montar uma instrução sql utilizando as informações do requerimento solicitado para chegar nas demais informações necessárias, como por exepmlo, nome da pessoa, nome da unidade de matrícula, dentre outros.

Abaixo, um exemplo de um SQL onde recuperamos o nome da unidade, que vem da matrícula do aluno que solicitou o requerimento:

SELECT DBO.FUNC_GET_NOME_UNIDADE(MAL.UNIDON) AS UNIDADE, PES_NOME
FROM
TB_REQUERIMENTOS_SOLIC
INNER JOIN TB_PESSOA ON (RSO_PESID = PES_ID)
INNER JOIN TB_MESTRE_ALUNO MAL ON (RSO_MALIDORI = MAL_ID) 
WHERE RSO_ID = :REQUERIMENTO_NRO


No corpo do e-mail, basta utilizar o(s) campos retornados no sql, conforme exemplo abaixo:


Caro ${PES_NOME},

Você realizou uma solicitação de requerimento no nosso sistema, na sua matrícula da unidade ${UNIDADE}.

Por favor, acompanhe o andamento de seu requerimento.

Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)