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Cadastro de Requerimento - Aba Geral

Para cadastro de um novo requerimento torna-se necessário definir alguns parâmetros fundamentais, como quem pode solicitar, se será disponibilizado na central e dentre outras informações importantes em um requerimento e que encontram-se na aba “Geral” apresentada detalhadamente abaixo.


Os primeiros campos desta aba a serem preenchidos são:


Requerimento para: deve-se selecionar quem pode solicitar o requerimento. Sendo que tem as seguintes opções: Aluno, Professor, Coordenador, Colaborador, Orientador e Candidato.
Disponível na central: se marcado esta caixa de marcação, o requerimento estará disponível nas centrais, por exemplo se o requerimento for para aluno, o requerimento vai estar disponível na central do aluno. Se o requerimento for para professor, o requerimento vai estar disponível na central do professor.
Deferido automaticamente: pode-se marcar se o requerimento será deferido automaticamente, porém a opção fica desabilitada quando se utiliza uma interface no requerimento, quando está marcado ao ser solicitado já será deferido sem depender de aprovação. Clique aqui para saber algumas premissas.
Subnível de ensino: pode-se selecionar o subnível de ensino do requerimento. Ao selecionar um subnível, como por exemplo Graduação, e se o requerimento for para aluno, este só poderá solicitar se tiver cursando na graduação. E se o requerimento for para professor, só será disponível para solicitar se ele estiver lecionando na graduação.
Requerimento de cancelamento: pode-se selecionar um requerimento de cancelamento. Pois, a pessoa que faz a solicitação de um requerimento pode cancelar o mesmo se desejar, porém a instituição pode definir que o cancelamento vai ser mediante a aprovação. E para que a instituição defina ou não basta selecionar um requerimento na opção “Requerimento de cancelamento”, ao requerimento ser cancelado, será feita uma solicitação do requerimento de cancelamento em nome do solicitante, se for aprovado o requerimento é cancelado.
Interface: pode-se selecionar uma interface que irá complementar os dados que serão solicitados no requerimento. Essas informações serão especificas do requerimento que a mesma for vinculada e posteriormente essas informações poderão ser utilizadas como campos curingas no envio de e-mail ou de instruções SQL ou até mesmo como parâmetros para o serviço externo. Para verificar como deve ser cadastrada uma interface para utilizar em um Requerimento clique aqui. Vale ressaltar, que quando o requerimento for solicitado este campo de interface não poderá mais ser alterado.

Exemplo: Na imagem acima, foi usado a interface REQ - Sugestão de matrícula - Disciplinas (PAD57). Na interface o solicitante pode selecionar disciplinas ainda não cursadas. Ao deferir o requerimento utiliza-se uma ação que tem um serviço de Inclusão de Disciplinas que por parâmetro passa as disciplinas selecionadas na interface.

Na opção “Configurações da interface” apresenta-se as configurações de duas formas, quando a interface tem detalhe, é apresentado conforme imagem abaixo:


Nas configurações de interface, estão disponíveis os seguintes campos:


Campo de Disciplina: este campo tem a finalidade de identificar a disciplina na turma ou a disciplina na matrícula e ele precisa estar nas entidades de requerimento solicitado ou informações de requerimento solicitado.
Detalhe: deve-se selecionar a tabela de detalhes utilizados na interface.
Campo de Status do detalhe: deve-se selecionar o campo que indicará o status do detalhe (Ex: Em análise, Deferido, Indeferido ou Cancelado).
Mínimo/Máximo de detalhes: Mínimo e máximo de detalhes que o solicitando pode selecionar.

Importante: O Campo de Status do detalhe não será apresentado na solicitação do requerimento.

E quando a interface não possui detalhes será somente solicitado o preenchimento da opção “Campo de Disciplina”.
Após essas informações, é disponibilizado os campos referente ao “Prazo de solicitação e entrega”, conforme apresentado na imagem abaixo.



Nas informações de prazo de solicitação e entrega deve-se preencher os seguintes campos:


Tipo de evento para prazo de solicitação: neste campo define-se a data em que o requerimento poderá ser solicitado, e define-se o período letivo que será utilizado na solicitação do requerimento. Tipos de eventos podem ser cadastrado no módulo acadêmico, e para definir as datas e período letivo basta acessar o calendário acadêmico do ano corrente e adicionar uma novo evento com data inicial e final e o período letivo. Após fazer isso, basta vincular o tipo de evento ao cadastro do requerimento.

Exemplo: O evento A está adicionado no calendário acadêmico com as datas 18/01/2018 a 28/02/2018 com o período letivo 2018/1. Este evento foi vinculado a um requerimento de cancelamento de matrícula. Ele só pode ser solicitado se a data atual estiver entre 18/01/2018 a 28/02/2018 e na solicitação vai vir com o período 2018/1 selecionado (sem poder trocar), logo ele só pode cancelar matriculas referentes as 2018/1.


Prazo de entrega: o campo “Prazo de entrega” é utilizado para informar ao solicitante o prazo para o que foi solicitado ser entregue. No campo existem 3 opções: Dias, Ver calendário, Indeterminado.

  • Dias: ao selecionar esta opção, será exibido ao lado o campo “Dias para entrega”, onde deve-se informar a quantidade de dias em que o que foi solicitado será entregue.
  • Ver calendário: ao selecionar esta opção, será exibido ao lado o campo “Tipo de evento para prazo de entrega”,onde deve-se informar um tipo de evento, e a data deste tipo de evento no calendário acadêmico será a data informada ao solicitante.

Exemplo: O evento A está na data 18/01/2018 a 28/02/2018. Ao solicitar, o solicitante terá a informação que o que foi solicitado será entregue entre 18/01/2018 a 28/02/2018.

  • Indeterminado: ao selecionar esta opção, não será exibido um campo adicional, pois então o requerimento não terá um prazo estipulado para ser entregue.

Abaixo dos campos de prazo de solicitação e entrega, existe os campos de Filtro para alunos, porém é habilitado estas opções somente quando o requerimento é para aluno, abaixo é apresentado os campos de Filtro para alunos.



Os campos disponíveis nas opções de Filtro para alunos são:


Somente alunos com situação de ingresso: neste campo existem as seguintes opções: Ativo, Concluído, Jubilado, Transferência externa, Transferência de curso, Migração de grade, Desistente ou abandono, Cancelado, Desligado e Pré matricula. Ao selecionar uma dessas opções somente alunos com o ingresso no curso com a situação selecionada poderão solicitar o requerimento.
Somente alunos com situação de matrícula: neste campo existem as seguintes opções: Ativo, Concluído, Jubilado, Transferência externa, Transferência de curso, Migração de grade, Desistente ou abandono, Cancelado, Desligado e Pré matricula. Ao selecionar uma dessas opções somente alunos com a situação de matrícula selecionada poderão solicitar o requerimento.


Abaixo e finalizado os campos a serem preenchidos na aba Geral, são apresentados os campos de informações gerais referentes ao requerimento que esta sendo cadastrado, conforme ilustrado na imagem abaixo.


Nas informações gerais estão disponíveis os seguintes campos para preenchimento:


Relatório para solicitação: pode-se selecionar um relatório para a solicitação de requerimento, que será emitido após o solicitante confirmar sua solicitação de requerimento.
Escolhe forma de envio: pode-se marcar a caixa de marcação para escolher uma forma de envio para o solicitante, ao marcar esta opção será disponibilizado uma nova opção para então escolher a respectiva forma de envio desejada.
Solicita observação: pode-se marcar a opção solicita observação, ao marcar será aberto uma caixa de texto para o solicitante escrever as observações referentes a sua solicitação.
Pergunta a ser solicitada: no campo “Pergunta a ser solicitada” pode-se informar uma pergunta que o solicitante tenha que responder ao solicitar o requerimento, e ao preencher o campo de pergunta será aberto abaixo um campo onde pode-se informar o “Modelo para resposta”.
Permite anexar documentos na solicitação: para que o solicitante tenha a opção de anexar documentos no requerimento deve-se marcar a opção “Permite anexar documentos na solicitação”. Ao realizar o preenchimento dessa caixa de marcação será disponibilizado os seguintes campos: “Quantidade mínima de anexos”, “Quantidade máxima de anexos” e “Mensagem para informar sobre o anexo”.
Mensagem auxiliar: neste campo é possível preencher uma mensagem auxiliar, que será exibida ao solicitante no momento que este selecionar o requerimento.


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