help:mentorweb:modulo_requerime:requerimentos_pendentes

Requerimentos Pendentes

Nesta opção é realizado a consulta dos requerimentos pendentes, listando os que estão com situação “Em análise” e a pessoa que esta utilizando a consulta tem responsabilidade de deferir ou indeferir o requerimento. A tela expandida primeiramente ao clicar nesta opção é apresentada com os campos em branco, conforme imagem abaixo.



Ao entrar na tela pode-se clicar em pesquisar, sem preencher nenhum campo de filtro, assim será apresentados todos os requerimentos cujo o setor ou pessoa avaliada é responsável. Os campos disponíveis para filtro da consulta são os seguintes:


Solicitante: pode-se selecionar um solicitante, caso deseje verificar os requerimento de uma pessoa especifica.
Unidades: pode-se filtrar requerimentos de unidades especificas, este campo permite a adição de mais de uma unidade.
Data inicial e final de solicitação: pode-se determinar a data inicial e final para consulta, onde então buscará dentro do intervalo definido os requerimentos que foram solicitados.
Data inicial e final da geração do trâmite: pode-se filtrar por datas de geração do trâmite do requerimento.
Requerimento: Pode-se filtrar por requerimento, onde será exibido todos os requerimentos pendentes de um tipo de requerimento especifico.
Tipo de responsável: pode-se selecionar o tipo de responsável, sendo uma das duas opções:

  • Setor: se for selecionado setor, no campo responsável será exibido todos os setores ativos do sistema, e ao selecionar um setor, e pesquisar, apresentará todos os requerimentos cujo aquele setor é responsável.

Importante: Caso seu usuário não participe do setor selecionado, então necessitará de permissão de acesso ao processo “Consultar requerimentos solicitados mesmo não estando envolvido no fluxo do processo (workflow)“ no Security, para conseguir ver os requerimentos em análise. Verifique a documentação referente a liberação de um processo de um módulo no Security.

  • Pessoa: se for selecionado pessoa, no campo responsável será exibido as seguintes opções: Professor da disciplina, Coordenador do curso, Vice Coordenador do curso e Orientador do aluno. Ao selecionar “Professor da disciplina” carregara requerimentos em analise que tem uma disciplina vinculada cujo a pessoa que está pesquisando é professor que leciona a disciplina.


Responsável: pode-se selecionar o responsável pelo requerimento, as opções neste campo variam de acordo com o que foi definido em Tipo de responsável. O campo tipo de responsável e responsável são apresentados somente no módulo de Requerimento.

Importante: se deseja visualizar requerimentos que encontram-se em análise e que possuem uma disciplina vinculada, mesmo que seu usuário seja professor da disciplina, precisará da permissão de acesso ao processo “Consultar requerimentos solicitados mesmo não estando envolvido no fluxo do processo (workflow)” no Security.

Abaixo é apresentado a tela de requerimentos pendentes nas centrais:




Nas centrais a tela de consulta não exibe os filtros de Tipo de responsável/Responsável, pois é utilizado valores fixos para estes dois tipos de filtro, sendo eles:

  • Na central do Coordenador, sempre pesquisa com o Tipo de Responsável: Pessoa e Responsável: “Coordenador do Curso”.
  • Na central do Professor, sempre pesquisa com o Tipo de Responsável: Pessoa e Responsável: “Professor da Disciplina”.

Os outros campos disponíveis na consulta são:


  • Solicitante: pode-se selecionar uma pessoa especifica para filtrar os requerimentos desta.
  • Unidades: pode-se utilizar para filtrar requerimentos solicitados em um unidade especifica.
  • Data inicial e final de solicitação: pode-se filtrar por um período especifico de solicitação dos requerimentos.
  • Data inicial e final da geração do trâmite: pode-se filtrar os requerimentos por um período especifico que ocorreram os trâmites.
  • Exibe requerimentos já analisados/cancelados: pode-se realizar a busca de requerimentos deferidos, indeferidos e cancelados pelo solicitante, para isso basta marcar esta opção.


Ao selecionar um requerimento solicitado será disponibilizado um nova tela com informações pertinentes ao mesmo, no topo deste é apresentado os campos para identificação do requerimento, caso o usuário for responsável pelo requerimento, os botões para deferir e indeferir serão habilitados. As demais informações são apresentadas abaixo em duas abas “Geral”, que carrega todas as informações solicitadas pelo solicitante, conforme apresentado na imagem abaixo.


Já na aba “Trâmite” é possível acompanhar todas as informações de um trâmite, ao clicar no ícone de log de alteração do requerimento sublinhado na imagem abaixo, é aberto uma pop up que disponibiliza as informações referente todas as ações do trâmite (caso exista) e todas as alterações que foram realizadas no trâmite do requerimento em questão.


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