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Cadastro de Requerimento - Aba Trâmites

Na aba de Trâmites é onde estrutura-se o workflow do requerimento, ou seja quem defere ou indefere um trâmite, o que acontece quando um trâmite é deferido ou indeferido.



Para adicionar um trâmite deve-se clicar na opção “+” que está sublinhado em vermelho na imagem acima, após deverá preencher os seguintes campos:


Ordem: a ordem é gerada pelo sistema, mas pode-se preencher o campo de forma manual, pois ao adicionar um novo trâmite a ordem do mesmo é sempre a ultima ordem +1, caso seja o primeiro trâmite a ordem inicia no 1.
Tipo de Responsável: O campo “tipo de responsável” possui 2 opções: Setor ou Pessoa.

  • Setor: ao selecionar esta opção, o campo ao lado “Setor” carrega todos os setores disponíveis no sistema.
  • Pessoa: ao selecionar esta opção, é possível escolher entre as opções: Professor da disciplina, Coordenador do curso, Vice Coordenador do curso e Orientador do aluno.

Setor: as opções listadas neste campo variam de acordo com o tipo de responsável definido, conforme citado na opção acima.


Existe a possibilidade de configurar mais de um responsável ao mesmo trâmite, permitindo assim que na falta de um dos responsáveis o outro posso realizar o deferimento em seu lugar. Para adicionar mais de um responsável em um tramite do requerimento é necessário configurar o cadastro do requerimento através da aba Tramites, ao lado do responsável e selecionar a opção (+) adicionar responsável.



Sempre que possuir mais de um responsável ao tramite, o sistema apresentará em vez do responsável, a opção “Editar responsáveis” que permitirá editar, excluir ou adicionar novos responsáveis ao tramite.



Desta forma no momento do deferimento ou indeferimento, assim que um dos responsáveis configurados no tramite realizar a ação o trâmite em questão será considerado concluído.


Usar a opção de mais de um responsável por trâmite apenas quando o deferimento do tramite em questão puder ser realizado, por um OU outro responsável, quando o deferimento do requerimento depender da aprovação de mais (+) de um responsável, utilizar um tramite para cada responsável como já é realizado.

Trâmite ao indeferir: no campo “trâmite ao indeferir” é onde define-se como será o workflow do requerimento. As opções disponíveis neste campo sempre são trâmites com ordem maiores.
Trâmite ao deferir: também é um campo relacionado a designação de como será o workflow do requerimento, seguindo a mesma regra em relação ao campo acima.
Permite alterar: é possível marcar a opção “Permite alterar”, quando este campo estiver marcado, o responsável do trâmite pode alterar os anexos, as respostas e observações e caso o requerimento utilize interface, será possível alterar informações do solicitante na interface. Para isso basta selecionar a interface utilizada no campo “Interface de alteração”, que é habilitado ao marcar a opção “Permite Alterar”.
Interface de alteração: ao marcar o permite alterar, caso o requerimento utilize interface listará as opções neste campo.
Ações: Nesta opção é cadastrado todas as ações que o trâmite do requerimento faz ao ser deferido, indeferido ou quando o trâmite chega no setor. Para saber mais informações sobre a opção ações, clique aqui.

Importante: no cadastro do perfil de usuário no Security, quando a opção “Permite realizar consultas/operações no banco de dados” estiver desabilitada os seguintes opções não serão apresentadas:

  • Não será apresentada a ação “Executar SQL” e “Executar serviço externo”.
  • Ação enviar e-mail, SMS e Aplicativo não será apresentada a opção avançada, que possui a opção de inserir Script SQL.

Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


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