help:mentorweb:security:security:autenticacao_ldap

Voltar para a página configurações security

Autenticação LDAP

  • Ter acesso ao Security do sistema.
  • No cadastro de usuário deve se cadastrar a forma de autenticação como LDAP para todos que deseja-se logar com LDAP.
  • Ter uma aplicação do LDAP.

Sistema Operacional do Servidor LDAP

Explicando a rotina

A autenticação LDAP é utilizada para que o usuário faça a autenticação no sistema com seu usuário/senha da rede. Por exemplo: o usuário do professor João no Mentor Web é joao.pedro, sendo assim deve ser cadastrado o professor João na aplicação LDAP no grupo de professor com o login igual o do Mentor Web, caso contrario o LDAP não irá encontrar o usuário com aquele login e não permitirá o acesso de João.

Importante: O Mentor Web não realiza a sincronização de cadastros com o LDAP, os usuários devem ser cadastrados manualmente, no LDAP com mesmos o mesmo login do Mentor Web.

Além disso a rotina foi tratada para realizar a seguinte validação referente a usuários ATIVOS no LDAP e com forma de autenticação LDAP/MENTORWEB no mentor:

  • O sistema verificará se o usuário está ativo no LDAP, e em caso positivo, obrigatoriamente o mesmo deverá usar a senha do LDAP. Caso tente acessar o sistema passando outra senha então será apresentada a seguinte mensagem em tela:

Caso o usuário esteja INATIVO no LDAP então o mentor permitirá o acesso através da senha utilizada no próprio sistema (mentorweb).

Atenção! É possível alterar a mensagem que é apresentada em tela para o usuário, e pra isso pode-se executar a consulta abaixo direto no banco de mensagens certificando-se de que trata-se da mesma “key”. Por fim, deve-se alterar o conteúdo do campo “ME_MESSAGE” para a mensagem que a instituição deseja que seja apresentada.

SELECT * FROM TB_MESSAGE WHERE ME_KEY LIKE '%login.usuarioAtivoLdapObrigaAutenticaca%';

Voltar para a página configurações security

  • (edição externa)