Como instalar e utilizar o PostMan

  • O PostMan é um cliente REST, está disponível na forma de extensão para o Google Chrome. Considero esta extensão excelente pois permite-nos “injetar” e receber dados muito facilmente através de métodos HTTP ou de outras opções.

1. Para instalar o aplicativo PostMan, deve-se ter o Google Chrome instalado no computador. Tendo o mesmo instalado, abra o Google Chrome e entre nos aplicativos.

2. Abrindo os aplicativos, abra a Web Store do Google Chrome.

3. Na Web Store, utilize a barra de pesquisa e procure por “postman”, marque também abaixo da caixa de pesquisa o filtro de mostrar somente “Apps”.

4. Ao encontrar o aplicativo PostMan, clique em “+ Usar no Chrome”. O mesmo será adicionado na pagina de aplicativos para ser utilizado.

Na primeira tela do aplicativo, você pode optar por criar uma conta no aplicativo com sua conta do Google (seta número 1), ou criar uma conta com seu e-mail (seta número 2). Se você já tem uma conta, você pode se autenticar clicando no link da seta número 3. Mas se você não desejar criar uma conta, pode-se usar o PostMan sem criar uma conta, clicando no link da seta 4.

Com o PostMan aberto, mude o tipo da requisição de “Get” para “Post” conforme a seta de número 1. Ao lado do tipo de requisição deve-se colocar a URL do sistema conforme o tipo operação, a URL de cada operação encontra-se em sua respectiva documentação: Gerar token, inclusão de registro, alteração de registro, exclusão de registro e consulta de registro.

O “body”, indicado pela seta 2, é onde será informado os parâmetros em formato JSON. Ao clicar em body, deve-se utilizar a opção “raw” conforme a linha número 3 e trocar o tipo de linguagem para JSON, como indicado na linha número 4.

Selecionado a opção “raw” e o tipo de linguagem “Json”, basta informar os parâmetros que atendam a operação que está sendo feita. Na documentação de cada operação tem todos os parâmetros e exemplos de como utilizar-lhos.