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Release notes Mentor Web | Versão 7.01

A versão 7.01 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias e correções desta versão.




Integração Moodle - Importação de médias EAD para MentorWeb após conclusão da disciplina


Disponibilizado novo recurso de importação das médias EAD quando o aluno concluir a disciplina no Moodle. As turmas/disciplinas que receberão as médias EAD, deverão criar e utilizar um critério que não utiliza diário eletrônico.

Para isso, na tela de critério de avaliação por disciplina foi criado um novo parâmetro chamado “Utiliza diário eletrônico”. Sendo assim, ao desmarcar esta opção, o critério passa a ser considerado um critério que não utiliza diário eletrônico:


Após realizar essas e outras configurações, o aluno ao Concluir disciplina no Moodle, terá sua nota importada para o MentorWeb:



Acesse a documentação completa dessa customização.


Acadêmico - Exportação para o MEC – Censo Superior


O MEC divulgou uma nova portaria com alterações no layout de Aluno e Docente para o Censo Superior. No layout do Aluno, uma das principais mudanças é a justificativa em relação a situação do ano anterior. Para facilitar, customizamos a tela de cadastro “Justifica aluno Censo Anterior”. No layout do Docente também tiveram alterações. Baixe o documento Layout Simplificado Censo Superior – 2020 – Aluno e Docente, e confira de forma simplificada todas as alterações. Caso for de interesse da Instituição, disponibilizamos aqui o documento de alteração apresentado pelo MEC.

Além disso, você pode tirar mais dúvidas conferindo o Manual para preenchimento no Mentor Web.


Para mais informações de preenchimento dos campos no Mentor WEB, temos disponível o arquivo Manual para preenchimento no Mentor Web.



Acadêmico - Registro de TCC - Novas informações de defesa e qualificação


Disponibilizado no registro do trabalho de conclusão de curso, um novo item na listagem do “Tipo de trabalho” denominado “Qualificação”, e também um novo campo chamado “Data de homologação”.


Disponibilizado também no cadastro de banca avaliadora um novo campo chamado “Tipo de participante em banca“ .



Requerimentos - Trâmites - Configurar mais de um responsável para o mesmo trâmite


Disponibilizado no módulo de requerimentos a possibilidade de configurar mais de um responsável ao mesmo trâmite, permitindo assim que na falta de um dos responsáveis o outro posso realizar o deferimento em seu lugar. Para adicionar mais de um responsável em um trâmite do requerimento é necessário configurar o cadastro do requerimento através da aba Trâmites, ao lado do responsável e selecionar a opção (+) adicionar responsável.


Sempre que possuir mais de um responsável ao trâmite, o sistema apresentará em vez do responsável, a opção “Editar responsáveis” que permitirá editar, excluir ou adicionar novos responsáveis ao trâmite.



Desta forma no momento do deferimento ou indeferimento, assim que um dos responsáveis configurados no trâmite realizar a ação o trâmite em questão será considerado concluído.


Usar esta opção apenas quando o deferimento do trâmite em questão puder ser realizado, por um OU outro responsável, quando o deferimento do requerimento depender da aprovação de mais (+) de um responsável, utilizar um trâmite para cada responsável como já é realizado.


Para conferir a documentação completa do cadastro de trâmites do requerimento clique aqui.



Gerador de Interface - Interfaces ODT - Inclusão de imagem de assinatura eletrônica


Disponibilizada gerador de interface, para interfaces do tipo ODT, a opção de inclusão da assinatura eletrônica da pessoa, que é vinculada no cadastro de pessoa física.


Para usar este campo na interface basta incluir no cadastro da pessoa, aba Dados complementares a imagem da assinatura da pessoa no campo assinatura.
No módulo gerador de interface, em sua interface do tipo ODT, adicionar um campo do tipo imagem através da TB_PESSOA conforme exemplo abaixo.


Automaticamente este campo coringa estará disponível para ser utilizado no seu template ODT conforme imagem abaixo.



Ao executar a interface a imagem vinculada a pessoa selecionada aparecerá na visualização do relatório.




Para saber mais sobre a criação de visões para interfaces do tipo ODT clique aqui.


Gerador de interface - Cadastro de Tabelas – LGPD


Disponibilizado no cadastro de tabelas, um parâmetro que permite informar se a tabela precisa ser controlada de acordo com as regras de LGPD, chamado “Utiliza LGPD”


Quando habilitado o parâmetro “Utiliza LGPD” é possível em cada atributo da mesma, informa qual é o tipo de controle do mesmo para a LGPD.





A fim de agilizar a manutenção dos campos em tabelas assinaladas com o parâmetro “Utiliza LGPD” , foi disponibilizada uma nova interface padrão “PAD108”, para manutenção em lote dos campos por tabela.



A PAD98 somente carregará os atributos de tabelas com o parâmetro “Utiliza LGPD” habilitado.






Comum - Serviço externo - Pesquisa de serviços  


Disponibilizado no cadastro de serviço externo o componente de pesquisa para facilitar a busca do usuário.







193926 - Acadêmico > Calculo de média - Nota de TCC - Disciplina de outro curso


Alterada a rotina de Registro de TCC, para sempre mostrar a combo de disciplina quando o aluno possuir no seu ingresso matrícula em uma disciplina do tipo TCC/Estagio, indiferentemente se é do curso principal do ingresso ou um outro curso


194133 - Acadêmico - Troca de turma - Validação


Realizado tratamento de exceção na funcionalidade “Trocar unidade”, no cadastro de turma para ao tentar gravar no momento da gravação, primeiro será validado se a Turma possui matriculas, Cronograma ou esta em Inscrição, caso qualquer um dessas situações aconteça, não será possível a troca de unidade para essa turma. Este tratamento foi realizado par evitar possíveis problemas no módulo financeiro no cancelamento parcela, baixa manual, pois a unidade também uma informação vinculada aos registros financeiros.


194313 - Acadêmico - Regras de matrícula - Controle de preenchimento de campos


Ajustado a tela de Cadastro de regra de matricula adicionando algumas validações na seção Restrições para matrícula, referente a obrigatoriedade de preenchimento de campos quando alguns parâmetros são habilitados. Segue abaixo validações adicionadas afim de impedir inconsistências de regras no momento da rematrícula:

  1. Para habilitar os parâmetros: “e juntamente pode fazer disciplinas até xx fases seguintes” ou “ e juntamente pode fazer disciplina até na(s) fase(s) xx”, é necessário habilitar primeiramente o parâmetro “Obriga fazer disciplinas reprovadas xx ”;
  2. Para habilitar os parâmetros: “e juntamente pode fazer disciplinas até xx fases seguintes” ou “ e juntamente pode fazer disciplina até na(s) fase(s) xx”, o parâmetro “ Bloqueia avanço de fase quando aluno ultrapassar xx disciplinas reprovadas …..” Não poderá estar habilitado;
  3. Caso um dos campos citados acima for habilitado (“e juntamente pode fazer disciplinas até xx fases seguintes” ou “ e juntamente pode fazer disciplina até na(s) fase(s) xx ”), os campos de textos para informar as fases devem ser obrigatoriamente preenchidos.


Segue abaixo imagem para ilustrar os campos impactados pela validação



194324 - Acadêmico > Critério de Avaliação por Disciplina - Validação


A fim de mitigar erros no cálculo de média, foi adicionado no cadastro de critério de avaliação por disciplina, para notas do tipo média a validação se existe nota mínima para recuperação e resultado. Caso não exista resultado e a nota mínima foi informada, o sistema alerta o usuário.



194405 - Acadêmico > Cronograma em Lote > Alerta de conflito de horário para mesmo professor em unidades diferentes


Alterada a rotina de validação de conflito de horários, para avisar em tela se o professor possuir conflito de horário em unidades diferentes da unidade de inclusão do calendário. O sistema olhava o filtro de compartilhamento de unidade e somente gerava o aviso se o filtro estivesse configurado para compartilhar. Afim de evitar alterações nas configurações do filtro vertical de compartilhamento, o mesmo foi desconsiderado na validação de conflitos de horário, garantindo assim que independente do filtro de compartilhamento, o mesmo professor não possa ser inserido em mais de um cronograma de aula no mesmo horário, em unidades diferentes.


194514 - Acadêmico - Cadastro de curso - Alterações no curso X Atualização de situação acadêmica


Para mitgar erros no cálculo de média adicionamos no cadastro de critério de avaliação por disciplina um campo se existe nota mínima para recuperação e resultado. A situação é válida para notas do tipo média e validação. Caso não exista resultado e a nota mínima foi informada, o sistema alerta o usuário.


A rotina de atualização de situação acadêmica será executada em segundo plano (imperceptível ao usuário), e de forma assíncrona.


194504 - Central Professor > Dados cadastrais - Disciplinas patos a lecionar


Disponibilizado na central do professor, através dos dados cadastrais, a possibilidade de o professor visualizar as disciplinas em que o mesmo está apto a lecionar. Para disponibilizar este recurso ao professor é necessário:


  1. Deve estar cadastradas as disciplinas aptas para lecionar para o professor logado
  2. O perfil do professor deve permitir consular a SubArea apto lecionar



194385 - Diário de classe - Edição de provas e trabalhos


Realizado tratamento de exceção no controle de edição de provas e trabalhos, para mesmo que o professor tenha acesso apenas para agendamento de avaliações em datas em que possuem cronograma de aula, o professor possa também editar avaliações sem data agendada.



194114 - Atividade complementar - Regras por tipo de atividade


Realizado tratamento na função que valida a quantidade de atividades complementares concluídas do aluno no momento da rematrícula, para validar se o curso do aluno possuir mais de uma regra cadastrada na tela Tipo de atividade / aproveitamento, o sistema irá buscar somente um registro, dando preferência para a regra mais restrita.


Exemplo:

  • Primeira regra: Curso A
  • Segunda regra: Curso A e grade Y


Sabendo que o aluno A está matriculado na grade A e no curso Y o sistema irá considerar a segunda regra, já para o aluno B que está igualmente cadastrado no Curso A porém na grade X, o sistema irá considerar a primeira regra.



  • (edição externa)