release:7.02:versao_7.02


Release notes Mentor Web | Versão 7.02

A versão 7.02 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias e correções desta versão.




Biblioteca A - Login automático na biblioteca A a partir das centrais

Para as Instituições que possuem vínculo com a Biblioteca A, adicionamos um tratamento onde os alunos e professores que estão logados nas centrais, ao clicarem no menu Biblioteca A, o mesmo será direcionado para página inicial da biblioteca com login realizado, clique aqui para mais informações.




Acadêmico - Trancamento de matrícula por Curso - Sugestão de períodos a trancar


Nas configurações de trancamento, ao informar um número maior que (um) no campo “Máximo de períodos letivos que podem ser solicitados por vez”, na tela de efetivação do trancamento por curso, o sistema deixará de sugerir o número de períodos letivos no campo “Nro. períodos letivos trancar”. Saiba mais sobre as configurações de trancamento.


Financeiro - Tipos de Baixa - Gera lançamento no caixa


Adicionamos o parâmetro “Gera lançamento no caixa” para natureza Receita e forma de baixa Somente Caixa. A título de curiosidade, este parâmetro já era exibido para a natureza Despesa, ou seja, além da baixa despesa que possuem este parâmetro marcado serem lançadas no caixa, as baixas do tipo receita também passarão a ser lançadas no caixa da Instituição. Saiba mais em tipos de baixa.



Acadêmico - Tipos de Componente curricular - Itinerário


O cadastro dos tipos de componente curricular é necessário para que sejam diferenciadas as disciplinas de acordo com suas características, no qual uma disciplina pode ou não ser considerada na média do histórico ou em limite de créditos de acordo com o seu tipo. Customizamos esta tela e adicionamos um agrupador que poderá ser utilizado em relatório acadêmicos personalizados para clientes (exemplo: CLIXX -Listagem de alunos por itinerários/disciplinas. Veja mais sobre tipos de componentes curriculares.



A título de curiosidade:


Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.


Vale ressaltar, os itinerários informativos futuramente irão compor o sistema MentorWeb. A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino. Clique aqui para saber mais sobre perguntas e resposta do novo ensino médio.


Financeiro - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) - Descrição do serviço


Pensando no detalhamento de informações que são exibidas na Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, criamos o campo curinga $COMPPAR que será utilizado na descrição do serviço, tendo por objetivo informar a competência da parcela. Clique aqui e confira a documentação completa sobre fórmula, descrição e discriminação que compõem a NFSe.



Financeiro - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) - Código CNAE por Conta Financeira


Visando a necessidade de incluir códigos CNAE secundários para emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, modificamos a tela de Informações de envio, disponível dentro do menu Prestador de Serviço, para que seja possível incluir códigos CNAE por conta financeira. Clique aqui para saber mais sobre as informações de envio.



Financeiro - Título - Bloqueia prorrogação de título sem indexador


Adicionamos um novo parâmetro nas configurações do financeiro, referente ao título. O novo parâmetro consiste em bloquear a prorrogação de títulos que não possuem indexadores cadastrados, o bloqueio ocorrerá tanto pela secretaria quanto pela central do aluno. Clique aqui para saber mais sobre as configurações do título.




Caixa de mensagem - Nova mensagem - Colaborador :


Providenciamos um novo parâmetro para envio de mensagem para colaboradores. O novo parâmetro consiste em enviar mensagens apenas para colaboradores da unidade logada, disponibilizando para a Instituição de ensino mais uma ferramente para auxiliar nos envios de e-mail, enviando para todos ou colaboradores ou apenas para colaboradores da unidade logada.





194794 - Matrícula - Documentos pendentes


Realizado tratamento na função de documentos pendentes no processo de matrícula, listando somente os documentos pendentes para o curso que os alunos estão sendo matriculados.


Exemplo: O aluno está se matriculado no curso x ao realizar o processo de matrícula para o curso y, será listado somente os documentos pendente referente ao curso y. Ou seja, será desconsiderando qualquer vínculo de documentos pendentes com o curso x.


195196 - Matrícula Individual - Somente leitura:


Aperfeiçoamos a rotina para usuários com o perfil “somente leitura” não terem acesso à reativação de matrícula e exclusão de ingresso, conforme definido o perfil em questão.


195222 - Opções de Módulo - Relatórios


Para mitigar erros nos cadastrados de opções de módulo com a finalidade relatórios, foi ajustado a rotina para ao realizar cadastros sem informar as opções disponíveis em tela (agrupador de relatório ou árvore de relatório) o sistema direcione e salve com a opção árvore de relatório.



195320 - Painel Dashboard - Identidade visual do sistema:


Realizado tratamento na função que valida quando o usuário não tem acesso as rotinas relacionadas na tecnologia SecurityG5, retornando ao mesmo de forma clara e objetiva a permissão necessária para acesso.


195690 - Requerimento - Deferido automaticamente:


Aperfeiçoamos a rotina para quando houver problemas na emissão do relatório vinculado ao requerimento, continue deferindo/indeferindo o requerimento automaticamente conforme definido no cadastro do requerimento, e consequentemente orientar o usuário sobre os problemas relacionados ao relatório.


195704 - Requerimento - Consulta nas centrais:


Adicionado tratamento na rotina consulta de requerimentos nas centrais para a mesma realizar a correta eliminação dos dados em tela quando o usuário explorar a opção limpar.


195739 - Requerimento - Cancelado:


Realizado tratamento na rotina de geração de parcelas para requerimentos cancelados, consequentemente cancelando a parcela vinculada ao requerimento.


195778 - Webcam - Captura de imagem:


Aperfeiçoamos a rotina de captura de imagem por webcam, sendo extremamente necessário e único a utilização do HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure). A título de curiosidade, em sites com endereço HTTPS, a comunicação é criptografada, aumentando significativamente a segurança dos dados.


195802 - Integração Mentor com o Google Classroom - Agrupamento:


Adicionado tratamento de exceção no agrupamento das turmas/disciplinas na rotina de integração com Google Classroom, garantindo a correta integração das turmas/disciplinas, não ocasionando duplicidade.


195821 - Pessoa Física - Outros contatos:


Realizado tratamento de exceção para permitir gravar o valor “+” correspondendo ao prefixo antes do número do telefone (formatação utilizada para o aplicativo whatsapp).


195827 - Cadastro de conta bancária - Valor inicial:


Para impedir a inclusão do valor inicial incorreto ao cadastrar novas contas bancárias, foi alterado a rotina de validação, gravando o valor inicial corretamente em tela.


196052 - Portal Professor - Digitação Plano de Ensino:


Realizado tratamento de exceção no controle de digitação do plano de ensino para o mesmo retornar bibliográficas básicas, cadastradas/vinculas na biblioteca multiacervo, conforme exemplificado na imagem abaixo.



  • (edição externa)