release:7.04:versao_7.04


Release notes Mentor Web | Versão 7.04

A versão 7.04 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias e correções desta versão.



IMPORTANTE: Siga as instruções abaixo antes de realizar a atualização do sistema!


REALIZAR ANTES DA ATUALIZAÇÃO :

1. Verificar no XML do perfil do atualizador se a aplicação de relatórios já está configurada.Caso não esteja, segue abaixo exemplo de configuração.

<recurso>
  <tipoRecurso>Relatorio</tipoRecurso>
  <arquivoXML>Relatorio</arquivoXML>
  <driver></driver>
  <url></url>
  <username>login</username>
  <password>senha</password>
</recurso>


2. Atualizar o .jar do atualizador de versão (Atualizador.jar) que já está disponível no FTP. Para baixar a nova versão do atualizador basta acessar o FTP com seu usuário e senha, ou entre em contato com nossa central de relacionamento com o cliente.


REALIZAR APÓS ATUALIZAÇÃO:




Central do Professor - Material de Apoio - Horário de disponibilidade e horário para resposta do material

Realizamos uma nova customização no cadastro de material de apoio. A partir desta versão, além da data de disponibilidade e data final para entrega, o professor ou coordenador também poderá informar a partir de qual horário esse material ficará disponível e/ou o horário final para resposta do material.



Censo Escolar - Matrícula Inicial - Layout de Importação e Exportação 2021

Disponibilizado a opção para exportação de dados com alterações no layout de Importação e Exportação 2021 (Matrícula Inicial) para o Censo Escolar. O envio de informações de Cadastros e matrículas iniciais é a primeira etapa da coleta do Censo Escolar, na qual devem ser informadas as matrículas criadas no ano corrente até a data base.

Para baixar o Layout do Censo Escolar Clique aqui (Este documento lista todos os registros e campos do Censo Escolar e suas regras.)
Para baixar o Manual para preenchimento no Mentor Clique aqui. (Este lista todos os registros e campos do Censo Escolar e onde localizar no sistema.)



Integração EAD - Moodle - Remoção de professor no Moodle

Adicionamos uma customização para que sejam removidos os professores da turma no Moodle quando o mesmo é removido do cadastro de turma no MentorWeb. Atualmente o professor pode ser removido de 2 (duas) formas, em ambas, a remoção no moodle ocorrerá:

  • 1º forma de remoção do professor no MentorWeb é excluindo o seu cronograma de aula, no cadastro da turma:



  • 2º forma de remoção do professor na turma no MentorWeb é pela tela de Professor(es) da turma/disciplina. Essa tela pode ser acessada pelo cadastro da turma, aba disciplina, opção +info, link inteligente Professor(es):


OBS: A opção de exclusão não vai estar habilitada nesta tela, caso o professor tenha cronograma de aula. Neste caso, ao excluir o cronograma, excluirá o professor desta tela.



REMOÇÃO DO PROFESSOR NO MOODLE

OBS: Para o Moodle o termo remoção do professor, significa “suspender” o professor da turma.


Integração EAD - Google For Education - Remoção de aluno ou professor no Google for education

Ao remover um aluno da turma no MentorWeb, seja por remanejamento, trancamento, transferência, cancelamento ou desistência. O sistema MentorWeb passará a enviar esta informação para o Google For Education, a fim de remover o aluno da turma no sistema EAD. O mesmo também ocorrerá para o professor que for removido da turma no MentorWeb.

REMOÇÃO DO ALUNO NO GOOGLE FOR EDUCATION

Com o aluno já integrado no sistema EAD, ao realizar o processo de desistência do mesmo no MentorWeb e realizar a integração com o EAD, o aluno passa a ser excluído do sistema EAD, conforme abaixo:


REMOÇÃO DO PROFESSOR NO GOOGLE FOR EDUCATION

Com o professor já integrado no sistema EAD, ao realizar o processo de exclusão pela tela de Professor(es) da turma/disciplina e realizar a integração com o EAD, o professor passa a ser excluído do sistema EAD, conforme abaixo:


Financeiro - Arquivo Remessa - Novo Layout Caixa Econômica Federal - CNAB240

Disponibilizado um novo layout de arquivo remessa do banco Caixa Econômica Federal, remessa Caixa Econômica Federal - CNAB240.
A alteração no layout de arquivo remessa da Caixa Econômica Federal é referente a quantidade de dígitos no Código do Cedente/Beneficiário. Quando o Código do Cedente/Beneficiário tiver 6 dígitos, o arquivo remessa passará a enviar uma nova versão de layout no arquivo remessa. Outros campos do arquivo remessa também passam a ser atualizados. As mesmas alterações ocorrem quando o Código do Cedente/Beneficiário contém 7 dígitos, outra versão de layout é enviada no arquivo remessa.



Financeiro - Contas Bancárias - Nova Fintech Zemopay

As fintechs são empresas que têm o objetivo de tornar os serviços financeiros mais eficientes e melhorar a experiência dos clientes. Elas trazem a proposta tecnológica de desburocratizar e agilizar os produtos financeiros em geral.

Pensando nesses e outros atrativos, contratamos a nova fintech Zemopay. Além de cobrança bancária com registro de boletos online e tarifas atrativas, a nova fintech também comporta a cobrança via Pix como um novo tipo de forma de pagamento.

A partir desta versão, o sistema MentorWeb já está preparado para registro de boletos pela Zemopay, onde será possível o registro, alteração, cancelamento e baixa do boleto via registro online.

A implementação para o Pix está em desenvolvimento e será liberada em breve.

Clique aqui e veja a documentação completa.


Serviços - Matricular aluno via WebService conforme filtros

Foi disponibilizado um novo método padrão Java que permitirá realizar a confirmação/cancelamento de matrícula conforme os filtros selecionados via WebService. Abaixo segue uma breve explicação de algumas regras e validações do método.


1. IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA: Como identificar na requisição o aluno que será enviado para o mentor


  • pessoaCpf: Cpf da pessoa;
  • pessoaEmail: E-mail da pessoa;
  • pessoaId: id da pessoa;


Regras de preenchimento dos campos:


  • REGRA 1: A pessoa que será matriculada já deverá possuir cadastro prévio no mentor.
  • REGRA 2: Para identificação da pessoa deve-se obrigatoriamente informar um dos campos acima no corpo da requisição.


2. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA : Como selecionar/informar a turma em que o aluno será matriculado no Mentor.


  • turmaCodTel: Código de tela da turma;
  • cursoCodTel: Código de tela do curso;
  • periodoLetivoId: Id do período letivo;
  • turno: Turno (Exemplo: (M/N/V));
  • semestreLetivo: Semestre letivo (Exemplo: 1);
  • cursoId: Identificador do curso;
  • anoLetivo: Ano letivo (Exemplo: 2021);
  • dataInicioTurma: Esta informação diz a pesquisa para retornar as turmas do Mentor Web com data inicial maior ou igual à data enviada na requisição;
  • turmaId: Identificador da turma;
  • turmaUnidadeId: Identificador da unidade da turma;


Regras de preenchimento dos campos:


  • REGRA 1: Para a identificação da turma é obrigatório informar pelo menos 1 dos seguintes parâmetros: ID da unidade ou ID da turma;
  • REGRA 2: Se o o ID da turma não for informado, deve ser obrigatoriamente informado o ano letivo ou o ID do período letivo;
  • REGRA 3: Se o ID da turma não for informado e o ano letivo ou id do período letivo for informado, é possível ainda utilizar os demais parâmetros para filtrar as turmas disponíveis para matrícula;
  • REGRA 4: A partir dos filtros informados, caso seja retornado mais de uma turma no select será realizado um TOP 1 e o sistema matriculará o aluno na primeira turma retornada na pesquisa.


3. DADOS DO INGRESSO : Como informar a ação à ser executada e campos adicionais no ingresso do aluno no Mentor

  • statusMatriculaIngresso : Qual será o status da matrícula e ingresso (Exemplo: ATIVO, PREMAT ou “CANCEL”);
  • dataMatricula : Data da matrícula/ingresso do aluno;
  • formaIngressoId : Id da forma de ingresso do aluno na instituição.


Regras de preenchimento dos campos:


  • REGRA 1: O campo statusMatriculaIngresso deve ser obrigatoriamente enviado no corpo da requisição, as ações permitidas para a matrícula são: “ATIVO”, “PREMAT” e “CANCEL”;
  • REGRA 2: Não será aceito cancelamento de matrícula ativa, pois esse tipo de processo é de responsabilidade do próprio sistema acadêmico, somente aceitará cancelamento de Pré-matrícula
  • REGRA 3: Quando o campo dataMatricula não for informado, será considerada a data do envio da requisição tanto para a data de ingresso quanto para a data de matrícula.
  • REGRA 4: Quando o campo formaIngressoId não for informado, o sistema utilizará a forma de ingresso padrão configurada nas regras de matrícula.


IMPORTANTE: Caso a instituição possua configurado documentos obrigatórios para as periodicidades cadastro/ingresso ou matrícula, e na regra de matrícula estiver configurado para utilizar a opção bloqueia por pendência de documento, será necessário enviar no campo “statusmatriculaingresso” a opção “PREMAT”, e efetivar a matrícula via secretaria na entrega de documentos. Se nas configurações citadas acima enviar o valor ATIVO no campo “statusmatriculaingresso” o sistema não realizará a matrícula do aluno retornando um erro com a seguinte mensagem: “Matrícula Bloqueada! Existem documentos obrigatórios para matrícula pendentes”


4. FINANCEIRO : Como informar ao Mentor que ação realizar nas parcelas do aluno


  • realizaAcaoFinanceira: Indica se ao realizar o cancelamento de pré-matricula o sistema deverá realizar alguma ação sobre as parcelas do aluno.


Regras de preenchimento do campo :


  • REGRA 1: Este parâmetro é obrigatório e deve ser utilizado para definir a ação realizada quando enviado o statusMatriculaIngresso = CANCEL
  • REGRA 2. Para inativar as parcelas junto ao cancelamento da matrícula deve ser configurado nas Regras de matrícula > Aba Cancelamento e definir um motivo de cancelamento no novo campo de “Motivo padrão para cancelamento de parcela (serviço externo)”, a ação a ser tomada para as parcelas ao cancelar e definir o parâmetro realizaAcaoFinanceira como 1.
  • REGRA 3. Mesmo que esteja configurado na regra de matrícula uma ação de cancelamento, se enviado no parâmetro o parâmetro realizaAcaoFinanceira como 10, nenhuma ação será realizada nas parcelas


Para consultar a documentação técnica do método clique aqui.



185246 – Processo de inscrição – Cancelamento de inscrição:


Com o intuito de mitigar erros no processo de inscrição, foi alterado a rotina de cancelamento, redirecionado o sistema para listagem de curso, consequentemente, listando somente os cursos disponível para inscrição da unidade em questão.


196503 – Requerimento – Envio de e-mail configurado no trâmite:


Adicionado tratamento de exceção na rotina de requerimento com configuração de ação (defere ou indefere) na central do professor, garantido a correta validação da rotina. Ou seja, será enviando todos os e-mail pré-definidos conforme os trâmites estão sendo executados para seus devidos destinatários.


196577 – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica – Consulta de parcelas:


Adicionado nova mensagem, clara e objetiva para quando o código do recibo provisório de serviços não for registrado pelo PlugNotas, orientando o usuário sobre os procedimentos necessários para reemissão da nota fiscal de serviço eletrônica.


196859 – Financeiro - Geração de arquivo remessa:


Com o intuito de mitigar erros na rotina responsável por arquivos remessas, foi realizado ajustes na rotina para todos os arquivos já gerados pelo sistema possam ser consulados posteriormente.


196884 – Mensageria – Envio de e-mail testes:


Adicionado nova mensagem, clara e objetiva informando o usuário quando SMS não possuir saldo, orientando o usuário sobre a necessidade da recarga.


197020 – Financeiro – Modo compacto:


Para melhor desempenho no módulo financeiro com definição nas configurações do módulo a opção de layout compacto, foi necessário realizar ajustes na rotina, possibilitando o usuário optar por mais essa opção de menu mudando a aparência de sua aplicação.


197170 - Acadêmico – Cronograma:


Foi adicionado uma alteração na rotina de inclusão do cronograma de aulas em lote, alteração necessária com validação de data, para saber se a mesma disciplina, horários e professor ocorrem em datas diferentes, reprimindo conflitos e possibilitando a inclusão em lote quando os conflitos não existirem.


196561 – Emissão de histórico escolar:


Foi realizado ajustes na rotina de emissão de histórico escolar, possibilitando o usuário realizar a busca somente pelo curso, turma ou aluno, assim dizendo, conforme informado nos filtros de pesquisa.


196582 – Contas bancárias – Banco gera nosso número:


Adicionado nova mensagem, clara e objetiva informando o usuário quando o banco gera nosso número, isto é, quando a conta bancária vinculada na geração de título conter a opção: banco gera nosso número será informando ao usuário a seguinte mensagem: Título XX não pode ser emitido! Entrada do título não disponível para pagamento! Para liberar o pagamento, é necessário gerar um arquivo remessa de registro para o banco e importar o retorno como o nosso número gerado por eles.


197038 – Central do responsável – Notas e faltas – Avaliação parcial:


Foi necessário realizar ajustes na rotina de consulta de notas parciais para usuários que não tenham permissão de acesso, melhor dizendo, impossibilitando que o usuário tenha acesso à rotina, conforme defino no módulo security.


197052 - Requerimento solicitado – Responsável pelo trâmite:


Para melhor visibilidade dos trâmites na rotina de requerimentos solicitados, o responsável pelo trâmite volta a compor os detalhes da aba trâmite, tanto para requerimentos deferidos, indeferidos ou até mesmo requerimentos em análise.



197504 – Central do professor – Registro de frequência diária:


Para melhorar a rotina de registro de frequência diária, e evitar problemas nos registros quando dois professores tentar registrar faltas simultaneamente, foi necessário incluir uma mensagem, clara e objetiva informando o usuário que uma das faltas adicionadas para um aluno/data/horário já foi adicionada anteriormente, onde será fundamental recarregar a página e registrar as faltas novamente, quando necessário.






Ficou com alguma dúvida? Nosso suporte pode ajudar! Clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)

  • (edição externa)