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Release notes Mentor Web | Versão 7.05


A versão 7.05 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias e correções desta versão.



IMPORTANTE: Siga as instruções abaixo antes de realizar a atualização do sistema!


REALIZAR ANTES DA ATUALIZAÇÃO :


1. A partir desta versão, passamos a gravar o log de acesso no MongoDB, por este motivo é necessário adicionar esses parâmetros em todos XML's do MentorWeb. Abaixo segue as formas de conexão com o Mongo:


      <Parameter name="mongoDBHost" value="192.168.0.35" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBPort" value="27017" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBDataBase" value="nomeclienteMongo" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBUser" value="nomeclienteMongo" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBPassord" value="123456" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBAuthSource" value="nomeclienteMongo" override="false" />
 


2. Disponibilizada também integração com nova ferramenta de cache chamada Redis. Tendo agora a possibilidade de escolher entre armazenar o cache no Memcahed ou no Redis.


Para uso do Redis ao invés do Memcached é necessário ter um servidor de cache Redis configurado, e alterar o parâmetro “urlServidorCache” do servidor de cache em todos os Xml's (aplicações e serviços) seguindo o seguinte padrão:


<Parameter name="urlServidorCache" value="tipo:redis#url:192.168.0.16#port:6379#username:#password:" override="false" />



REALIZAR APÓS A ATUALIZAÇÃO :

1. Ao final da atualização, caso apresente a seguinte exceção nos logs da atualização:

Versão: 7050000
Arquivo: FUNC_GET_DOCUMENTOS
Banco: DES_API_20201201_ICO
Erro: 306
Mensagem: PLS-00306: wrong number or types of arguments in call to 'TYP_GET_DOCUMENTOS'
Script: Recompilação de objetos inválidos


Deve-se:

  • Aguardar a aplicação ficar disponível.
  • Após isso, acessar o módulo Comum, opção “Integração da Base de Dados”, clicar no botão “Atualizar” e aguardar que o processo termine.




Acadêmico - Assinatura eletrônica de documentos - Clicksign


Através da integração com a ferramenta Clicksign será possível configurar a assinatura dos contratos gerados a partir do processo de matrícula para assinatura eletrônica do mesmo, tanto por parte da instituição quanto do aluno.


Importante: Confira abaixo alguns pré-requisitos, configurações necessárias e orientações de uso da integração.



Pré-requisitos

  • O sistema Mentor Web deve estar na versão 7.5 ou superior
  • A Instituição deve possuir uma conta ativa no ClickSign para envio dos documentos. Para saber como se cadastrar na plataforma clique aqui
  • Configurar a integração com a Clicksign: Configurar integração com Clicksign
  • Configurar documento para assinatura eletrônica:Configurar documento para assinatura eletrônica no processo de matrícula
  • Dados cadastrais dos signatários: No cadastro de pessoa física de todos os signatários configurados no documento para assinatura é obrigatório o preenchimento do campo e-mail, sem o e-mail cadastrado na pessoa física não será possível vincular o signatário ao contrato e enviar o convite de assinatura do documento.



Funcionamento da integração


A integração de assinatura eletrônica de documentos ocorrerá somente através de um processo de matrícula/rematrícula tanto via secretaria(somente no módulo acadêmico) quanto central do aluno.

Na finalização do processo de matrícula caso possua integração habilitada e configurada o sistema buscará na base se existe algum documento pendente para o aluno que esteja configurado para assinatura eletrônica de documentos, e com base nos signatários configurados e com e-mail cadastrado irá disparar uma solicitação ao sistema de assinatura para criação do contrato, vinculação dos signatários ao mesmo, e notificação dos signatários para assinatura do contrato na mesma. No momento do envio, o sistema irá gerar o relatório de contrato configurado no cadastro de documento em formato pdf e este arquivo será utilizado pela ferramenta de assinatura eletrônica para adição das assinaturas.



Para saber mais sobre o processo de assinatura do documento na plataforma clicksign clique aqui


Durante o processo de assinatura o documento ficará automaticamente com o status Aguardando aprovação, todo o processo de gestão das assinaturas ocorrerá dentro da plataforma Clicksign. Assim que o documento for assinado por parte de todos os signatários ou o período de assinatura expirar, a Clicksign irá enviar ao Mentor o Documento assinado, e o status do mesmo. Abaixo segue o detalhamento de cada status/ação possível no documento.


O documento ficará neste status durante todo o período em que o documento estiver aguardando as assinaturas na plataforma clicksign.




Se todos os signatários vinculados ao documento na clicksign assinarem o documento, assim que o último signatário assinar a clicksign enviará o documento assinado para o Mentor e o Mentor automaticamente irá considerar o documento aprovado e passará a receber o status de Entregue.





Para conferir a documentação completa da integração clique aqui


Financeiro - Ocorrências de Parcelas



Adicionado novo filtro na tela de consultas de parcelas. Com o novo filtro é possível listar as ocorrências ativas e inativas.


Acadêmico - Registro de Atividade Complementar

Aprimoramos a tela de registro de atividades complementares para que sejam agrupadas as atividades registradas por curso, disciplina e tipo de atividade, quando as mesmas possuírem vínculo com matrícula. Saiba mais




197332 - Comum - Notificações do Material de Apoio


Adicionamos um novo campo curinga nas configurações de notificações de material de apoio. A partir de agora, é possível notificar o aluno, informando qual a data que o material estará disponível, basta utilizar o campo curinga DATA_DISPONIBILIZADO nas configurações de notificação do material de apoio.




197978 - Acadêmico - Cadastro de Turma


Realizado tratamento de exceção na funcionalidade “Cadastro de Turma”. Ao realizar cadastro de turma, antes de gravar definitivamente a turma, ocorria uma validação referente a rotina de cálculo de média e cálculo de frequência, onde verificava se os mesmos estavam marcados indevidamente. A partir de agora esta validação é feita depois de gravar a turma.


197651 - Acadêmico - Validação de Disciplina


Realizado adição de validação para o campo situação de resultado no salvamento da validação de disciplinas. Além disso, na tela de Histórico externo de validações, alteramos o campo Disciplina para trazer o código da disciplina ao invés do ID da disciplina.


197517 - Gerador interface - Exportar interface


Adicionado tratamento na rotina de exportação de interface para que no momento da exportação, antes de adicionar uma entidade na lista de entidades a serem exportadas, o sistema verificará se já não existe.


198214 - Financeiro - Envio de nota fiscal eletrônica de serviço (NFSe)


Aperfeiçoamos a rotina de envio de nota fiscal eletrônica de serviço (NFSe), para que quando o tomador não possui telefone residencial, o sistema passe a enviar o telefone celular, impedindo travamentos no envio das notas fiscais.


198193 - Financeiro - Taxas de Juros e Multa


Ajustado a seleção de indexadores no cadastro de taxas de juros e multas. Ao cadastrar taxas de juros e multa e clicar na lupa para pesquisa de indexador, o sistema exibirá a listagem de indexadores.


198172 - Financeiro - Consulta de Parcelas


Adicionado tratamento na tela de consulta de parcelas para que quando estiver em carregamento, os componentes da tela sejam chamados corretamente, impedindo assim exceções em tela.


198084 - Acadêmico - Consultas/Relatórios


Ajustado os filtros das interfaces do Gerador de Interfaces para que sigam o padrão de filtro de vertical ao invés de filtro sucessivo, pois sem este tratamento, nas telas de consultas onde usa-se interface, os filtros desta interface não trariam todos os resultados disponíveis.


198032 - Acadêmico - Digitação de notas


Tratamos a rotina de digitação de notas, para que ao possuir uma nota de avaliação interdisciplinar e possuir disciplinas agregadas e agregadoras, não inserir a nota da avaliação interdisciplinar na disciplina agregadora.


198005 - Gerador de interface - Pelo menos um filtro é obrigatório


Realizamos o ajuste nas interfaces que possuem este parâmetro marcado, para que quando preencher um dos filtros e gravar, verifique se há algum campo informado.


197957 - Acadêmico - Diário de Classe


Aperfeiçoamos a rotina de registro de faltas no diário de classe, para que verifique se o aluno está matriculado na turma na data da aula em questão e caso não esteja, será exibida a falta.


197940 - Acadêmico - Notas e Faltas por Disciplina


Realizado tratamento de exceção na rotina de notas e faltas por disciplina quando o critério de avaliação da disciplina possui apenas avaliações do tipo média. Em consequência desta exceção que foi tratada, adicionamos também uma validação na criação de critério de avaliação, onde não poderá adicionar só avaliações do tipo média.


197868 - Aplicativo - Avisos e Bloqueios


Corrigido a rotina de avisos e bloqueios configurados para módulos com tecnologia G5. Ao logar no módulo do G5 e marcar que foi visto, o aviso não aparecerá mais até o usuário logar novamente.


197854 - Processo Seletivo - Oferta de Curso


Ao configurar um concurso no processo seletivo com 2 etapas e alterar o concurso de uma das etapas, após ter inscritos, o sistema não apresentava mais os cursos para inscrição neste concurso em questão. Com isso, realizamos um tratamento onde ao tentar alterar o concurso da etapa, o sistema avisa que existem ofertas de curso para esta etapa. E que para transferir a etapa, deverá antes remover as ofertas de curso da etapa no concurso.


197739 - Requerimento - Cadastrar ação para o trâmite


Ao adicionar uma ação, sem informar o campo “Conteúdo”, o sistema exibia uma mensagem não tratada. Realizado tratamento desta mensagem no momento de adicionar uma ação no trâmite.


197733 - Financeiro - Consulta de parcelas


Ao consultar os detalhes de uma parcela que foi alterada, era exibido apenas a pessoa que alterou a parcela. Aperfeiçoamos a rotina para armazenar em uma nova tabela do banco de dados e exibir a pessoa que gerou o título nos detalhes da parcela.


197680 - Gerador de interface - Exportar listagem


Ao exportar uma listagem para o formato de XLS e ODS, os números eram exportados como texto, impedindo o usuário de fazer cálculos em cima desses dados. Pensando nisso, realizamos um tratamento para exportação de arquivos em Excel. Validando se é um número e exportando no formato correto.


197640 - Acadêmico - Atualiza prováveis para jubilamento


Ajustado a rotina de “Atualiza Situações Acadêmicas”, com a opção Atualiza prováveis para jubilamento. Nesta rotina, o sistema executa uma alteração via banco de dados na tabela que guarda o ingresso do aluno. Porém antes de realizar esta alteração, o banco de dados faz uma validação, onde verifica se o código da pessoa do ingresso é o login de algum usuário de outra pessoa, caso seja de outra pessoa, o processo estava travando, a alteração não era realizada e não dava continuidade no próximo ingresso. Com esse ajuste na rotina, o processo não trava mais e a rotina segue para o próximo ingresso.


197622 - Acadêmico - Registro de TCC


Adicionado tratamento no momento de atribuir a nota conceitual ao registro de TCC, caso os parâmetros de calcula média e calcula frequência estejam marcados para a turma naquela disciplina é mostrado o aviso “O critério de avaliação da disciplina {0} foi configurado para calcular média ou/e frequência, porém essa disciplina é uma disciplina de TCC. O registro de média e frequência é feito na tela de registro de monografia, portanto ao encerrar o diário da disciplina de TCC não deve influenciar na nota da frequência já digitada. É recomendado que a disciplina de TCC tenha um critério específico para a mesma, sem as opções de calcula média e frequência marcadas”.


197527 - Financeiro - Renegociação de parcela pelo serviço da API


Adicionada uma validação no momento da renegociação através do serviço da API, a validação verificará o preenchimento do campo“Motivo de renegociação”, presente nas configurações financeiras do módulo financeiro.


196552 - Acadêmico - Cronograma por dia da semana


Alterado a rotina de cronograma por dia da semana para quando a turma possuir uma ou mais subturmas e realizar uma alteração no cronograma, o sistema traga as informações de subturma corretamente, tanto na tela de cronograma por semana, quanto na tela de alteração de cronograma.


  • por brenda.buss