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Release notes Mentor Web | Versão 7.06


A versão 7.06 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias e correções desta versão.



IMPORTANTE: Siga as instruções abaixo antes de realizar a atualização do sistema!


LEIA ANTES DA ATUALIZAÇÃO :


A partir desta versão, está disponível uma nova funcionalidade onde passamos a gravar o log de acesso a menus, tentativas de login e requisições nos serviços para ser consultado em tela no Security. Para armazenamento destas informações, como a quantidade informações armazenada é muito grande, optamos pelo banco de dados MongoDB.


Preparamos uma documentação especial para melhorar o entendimento deste novo banco de dados e um manual para auxiliar o processo de instalação do mesmo: MongoDB - O que é, pré-requisitos e manual de instalação.


Para utilizar o recurso de armazenamento de logs será então necessário, configurar um servidor MongoDB e adicionar os parâmetros de conexão em todos XML's do MentorWeb. Abaixo segue as formas de conexão com o Mongo:


      <Parameter name="mongoDBHost" value="192.168.0.35" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBPort" value="27017" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBDataBase" value="nomeclienteMongo" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBUser" value="nomeclienteMongo" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBPassord" value="123456" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBAuthSource" value="nomeclienteMongo" override="false" />
 



Confira também a documentação da nova funcionalidade de logs de acesso na sessão de Novidades


REALIZAR APÓS A ATUALIZAÇÃO :

1. Há um script avulso que está configurado para ser executado após a atualização do metadados, que dependendo do tamanho da base pode demorar um pouco para ser executado, caso ocorra timeout ele deve ser executado manualmente. Segue script abaixo:


UPDATE TB_INGRESSO SET ING_FASEINI = 1 WHERE ING_FASEINI IS NULL


2. Ao final da atualização, caso apresente a seguinte exceção nos logs da atualização:

Versão: 7050000
Arquivo: FUNC_GET_DOCUMENTOS
Banco: DES_API_20201201_ICO
Erro: 306
Mensagem: PLS-00306: wrong number or types of arguments in call to 'TYP_GET_DOCUMENTOS'
Script: Recompilação de objetos inválidos


Deve-se:

  • Aguardar a aplicação ficar disponível.
  • Após isso, acessar o módulo Comum, opção “Integração da Base de Dados”, clicar no botão “Atualizar” e aguardar que o processo termine.





Acadêmico - Matrículas em dependências e adaptação


Para melhor gerenciamento das disciplinas pendentes do aluno foi criada uma estrutura a parte (Histórico de pendências) para armazenar informações relevantes as disciplinas pendentes no histórico do aluno , permitindo assim realizar tratamentos mais específicos durante as movimentações acadêmicas do aluno dentro da instituição até a conclusão do curso.

Abaixo segue algumas alterações realizadas no sistema para melhorar o fluxo de matrícula para estas disciplinas:

  • Histórico do aluno: No histórico do aluno será possível alterar a situação de uma disciplina pendente para Adaptação.


Importante: Essa estrutura somente será alimentada quando a regra de matrícula for do tipo “Seriada”

  • Regra de matrícula: Alterada a label da regra de matrícula “Obriga fazer todas as disciplinas da fase corrente” para “Obriga fazer todas as disciplinas da fase corrente que estão pendente.” e alterado o parâmetro “Verifica o limite de disciplinas em regime de adaptação. Máximo de disciplinas: X”. Para “Verifica o máximo de X disciplina(s) matriculada(s) em regime de {Dependência média/frequência, Adaptação, ambas}.”



  • Matrícula : Nas rotinas de matrícula foram realizadas algumas alterações para suportar o novo tipo de situação adpatação e controle de dependências e novos tipos de matrícula:
    • Alterada a rotina de matrícula para verificar se a disciplina encontra-se na tabela de dependência a mesma deve alterar o tipo de matrícula conforme o tipo da dependência ou adaptação;
    • Alterada a regra “Obriga fazer todas as disciplinas da fase corrente que estão pendente”, para não considerar disciplinas do regime em dependência como obrigatória.
    • Alterada a regra “Verifica o máximo de X disciplina(s) matriculada(s) em regime de X”, para que verifique o tipo de dependência informado e máximo seja validado, considerando agora o novo tipo “adaptação”.
  • Modalidade de oferta de disciplinas: Disponibilizada uma nova tela para cadastrar as modalidades em que as disciplinas pendentes com situação de dependência ou adaptação serão ofertadas pela instituição, bem como as configurações relacionadas as disciplinas matrículas nesta modalidade.



  • Oferta de disciplina: Disponibilizada nova tela para ofertar disciplinas em regime de dependências e adaptação por modalidade;




O aluno realiza a solicitação do requerimento, escolhendo o período letivo que deseja cursar, disciplina a modalidade desejada, as modalidades serão apresentadas confore disponibilizado na tela de oferta de disciplina.



O requerimento é aprovado pelo responsável definido, e neste momento o sistema irá verificar se já existe naquele período letivo uma turma criada com a disciplina selecionada pelo aluno de acordo com as configurações da modalidade selecionado. Caso não exista ele irá criar a turma e vincular a disciplina.



Após o deferimento do requerimento a disciplina é automaticamente incluída na matrícula do aluno.



A matrículas realizadas via requerimentos também respeitarão a regra de matrícula “Verifica o máximo de X disciplina(s) matriculada(s) em regime de X”, para que verifique o tipo de dependência informado e máximo seja validado o tipo disciplina selecionado.

  • Ocorrências do ingresso : Disponibilizado nas ocorrências do ingresso um novo tipo de log para informar que ocorreu uma matrícula em alguma disciplina pendente classificada como dependência ou adaptação.





Para consultar a documentação completa deste novo recurso confira: Configurando oferta de disciplinas e inscrição em disciplinas de dependência e adaptação


Security - Logs de Acesso - Consultas


Disponibilizado no módulo security novas telas para consulta de logs de acesso, onde será possível consultar as seguintes ações:

  • Consulta de logins: Na tela de consulta de logins é possível visualizar as tentativa de acesso ao sistema.



  • Consulta de menus acessados: Na tela de consulta de recursos acessados é possível visualizar as telas do sistema que foram acessadas e qual usuário acessou, data de acesso e o IP que acessou determinada tela.



  • Consulta de endpoints: Na consulta log de requisições WebServise é possível visualizar as requisições efetuadas no sistema.



Importante: para uso das telas citadas acima é obrigatória a instalação do banco de dados MongoDB , configuração dos XML's de aplicação conforme especificado na documentação: MongoDB - O que é, pré-requisitos e manual de instalação & instalação e configuração do serviço EdusoftAPI conforme especificado na documentação: Instalação e configuração da EdusoftApi.


Confira o passo a passo para configurar e disponibilizar esta novidade clicando aqui.



Financeiro - Tipos de baixa - +info


Disponibilizado no módulo financeiro na opção tipos de baixa em +info a flag gera lançamento no caixa para ser exibida na forma de baixa “Ambos”, as demais telas respeitam a nova regra.



Processo seletivo - Concursos - Forma de seleção - Remanejamento de vagas


Alterada a forma de buscar candidatos quando sobrar vagas em uma forma de seleção. Antes o sistema utilizava as colunas de grupo e ordem da forma de seleção, desta forma era possível buscar candidatos de formas de seleção dentro do mesmo grupo para utilizar as vagas sobressalentes de acordo com a ordem definida, porém somente permitia compartilhar as vagas entre formas de seleção do mesmo grupo. Agora o sistema passa a considerar apenas a configuração de remanejamento de vagas entre formas de seleção.


Para realizar o remanejamento das vagas deve-se preencher no cadastro de concurso, na aba formas de seleção a nova coluna chamada “Remanejamento”. Na coluna remanejamento independente do grupo ao qual a forma de seleção pertence, será possível definir para qual forma de seleção serão disponibilizadas as vagas sobressalentes. Neste campo poderá ser definida várias formas de seleção (utilizando , como separador a vírgula(',')) e a ordem de disponibilização das vagas. Segue regras para preenchimento deste campo.

  • O valor do campo precisa ser numérico, separado por vírgula quando mais de uma ordem;
  • O valor do campo precisa apontar para uma ordem existente;
  • O valor do campo não pode conter a própria ordem.



Importante: Caso a coluna remanejamento não possua nenhum valor informado o sistema não fará mais nenhuma distribuição das vagas entre as formas de seleção do mesmo grupo, passando então a ser obrigatório o preenchimento da coluna remanejamento caso deseje buscar alunos de outras formas de seleção na chamada de matrícula para preencher as vagas sobressalentes.


Para consultar a documentação completa desta funcionalidade clique aqui.



Configurações LGPD - Novos recursos

Adicionado na Configurações LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais a Aba Consentimento, composta por todos os consentimentos cadastrados, sejam eles ativos ou inativos. Permite também o cadastro de novos consentimentos e a exclusão dos antigos.

As Configurações LGPD poderão ser disponibilizadas no módulo acadêmico.

  • Landing Page: Durante a inscrição na campanha de marketing, dados iniciais, o botão será mantido desabilitado até que o o candidatos aceite o termo de privacidade, ou seja, deve-se obedecer a ordem de obrigatoriedade conforme configurado nas configurações LGPD (pré-requisito).


Central do Aluno - LGPD - Novos recursos


Foram disponibilizados na central do Aluno/Responsável, novos recursos para que o aluno possa gerenciar suas informações de acordo com a LGPD. O novos recursos são:



As matrículas presenciais não terão o consentimento no termo. A instituição deverá tratar via contrato ou termo de consentimento impresso.


Para consultar a documentação completa da LGPD e conferir em detalhes os novos recursos clique aqui.


Integração Moodle - Enviar Customfield

Disponibilizado na Configuração EAD, o campo reservado: Consulta de campos personalizados no EAD para integração com o Moodle.


Para efetivação deste novo recurso, é necessário conferir os dados cadastrados nos Campos de perfil do usuário no Moodle, o qual deverá ser compatível com os dados utilizados no script de consulta conforme exemplo abaixo do campo.



Após acessar a tela de Campos de perfil do usuário é possível verificar os campos já cadastrados:


Nesta lista, é possível adicionar, alterar ou excluir os dados destes campos a partir do ícones disponibilizados ao lado direto de cada campo. É neste processo que deverá ser confirmado o Nome breve que será utilizado na consulta.


Para consultar o passo a passo para a integração de Campos de perfil do usuário com o Moodle acesse a documentação completa da Integração Moodle e confera em detalhes os novos recursos clique aqui.



195834 - Gerador de Interface - Exportar/importar serviço externo ao exportar/importar Interface


Ao exportar uma interface, foi adicionado junto a exportação os serviços externos vinculados a essa interface. Já ao importar, é verificado se o serviço externo já existe no sistema, se é padrão da edusoft e também se é permitido sobrescrever interface.


198097 - Financeiro - Zemopay - Movimentação bancária

Abaixo segue algumas melhorias realizadas na integração com a Fintech Zemopay para configurar de que forma ocorrerão as movimentações bancárias no Mentor após a baixa automática:

  • Conta bancária - Liquidação interna: Quando a tipo de liquidação for interna, será habilitada a aba “Movimentação” na conta bancária do banco conta Zemopay, para o usuário informar o saldo inicial e demais campos.
  • Conta bancária - Liquidação externa: Quando a tipo de liquidação for externa será disponibilizada a listagem de contas já cadastrada para informar em qual conta a zemopay irá realizar o repasse do dinheiro;
  • Tipos de baixa: Quando o tipo de baixa for “Receita” e a forma de baixa “Arquivo retorno” será habilitado em tela o campo “Dias para transferência Fintech” para o usuário informar quantos dias será feito o crédito do valor recebido na Fintech (Zemopay) para a conta bancária externa.
  • Baixa automática: Quando selecionado uma conta fintech (Zemopay) e o tipo de liquidação for externa, o sistema irá permitir que o tipo de baixa informado credite o valor em uma conta bancária diferente da conta remessa, para que seja possível efetuar a baixa na conta bancária indicada na conta Zemopay com liquidação externa, gerando assim a movimentação bancária (transferências) na conta informada.


Observação: Para liquidação externa, por padrão a Zemopay transfere o valor recebido por cobrança em D+1 (dias uteis).


  • (edição externa)